Siga a cinegames

FeedBurner

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

NVIDIA anuncia a UFF como o primeiro CUDA Center of Excellence da América Latina




Arnaldo Tavares durante a apresentação no GCDF

Um dos destaques do segundo dia do GPU Computing Developer Forum (GCDF) foi a apresentação de Arnaldo Tavares, gerente de desenvolvimento de negócios para a América Latina da NVIDIA, onde foi feita uma série de anúncios importantes sobre a pesquisa e desenvolvimento em computação paralela com GPUs. O destaque foi o apresentação da Universidade Federal Fluminense (UFF) como o primeiro CUDA Center of Excellence (CCOE) da Amercia Latina.

Atualmente, apenas 20 instituições de ensino superior em todo o mundo fazem parte do CCOE, entre elas as renomadas Universidades de Harvard e Cambridge. Entre os benefícios de participar do programa estão fundos para investir em pesquisas na área, equipamentos para realizar os projetos e uma proximidade maior com a equipe de desenvolvimento das tecnologias para computação paralela da NVIDIA. Além dos centros de excelência, a empresa trabalha também com outros centros de ensino de CUDA, como os Teaching Centers. Segundo Tavares, não havia nenhum destes espaços de educação no Brasil no final de 2010, e no momento já existem seis destes locais. No ritmo atual, a empresa espera chegar a 20 centros até o final de 2015.

Outro importante anúncio feito por Tavares foi a chegada da primeira placa de vídeo Tesla da nova geração de placas da NVIDIA, a Kepler. A Tesla K10, equipada com duas GPUs GK104 e 3072 núcleos de processamento tem performance de 4.58 Tflops (trilhões de cálculos de ponto flutuante por segundo), o produto já está disponível em toda a América Latina. O primeiro modelo a chegar ao continente sul-americano foi entregue por Tavares ao Prof. Esteban Clua, responsável pelo Centro CUDA na UFF. Entre os benefícios do programa CCOE está justamente fazer parte dos primeiros a receber as novas tecnologias desenvolvidas pela NVIDIA.
NVIDIA Tesla K10

Tavares também destacou o crescimento do uso de GPUs em supercomputadores na América Latina, citando o caso do Grifo 04, o mais poderoso computador da região. Equipado com 1088 GPUs Tesla M2050, ele tem uma performance de 251.5 Tflops, e é o 68º colocado do ranking mundial de supercomputadores, com um poder de processamento equivalente a 2500 notebooks médios.

Além da adoção do hardware, para o gerente de negócios para a América Latina, o crescimento do número de instituições de ensino relacionados com a área, e o aumento de pesquisas sobre o assunto, será indispensável para que o país conquiste uma posição de destaque na pesquisa, desenvolvimento e inovações mundiais. Enquanto haviam 100 papers relacionados ao uso de GPUs em computação paralela com a tecnologia CUDA, em 2010, hoje são publicados mais de 300, com um crescimento de 50 a 65% ao ano, ritmo que se mantido tornará o Brasil um dos principais países no uso das placas de vídeo para supercomputação em 2015, com 1300 papers escritos sobre o assunto.

Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Google+

0 comentários:

Postar um comentário