Siga a cinegames

FeedBurner

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ZombiU e a reinvenção da Madrugada dos Mortos



imagem

Olha, estou verdadeiramente surpreso. Quando a Ubisoft mostrou na sua conferência o ZombiU, um game de zumbis exclusivo para o Wii U, eu não fiquei muito convencido.
O trailer era bonito e emocionante demais, e quando se trata de games com zumbis, não temos muito como ter certeza de nada.
Descobri que o ZombiU não usa a tal telinha-controle do WiiU somente para dar um clima interessante à proposta do Survival Horror, mas também usa o GamePad de forma inteligente independentemente do esquema de controle do Wii U. Mas vamos com calma.

ZombiU é um game de terror em primeira pessoa (ou pelo menos, algo assim). O esquema já é conhecido: seu estoque de mantimentos é limitado, há combate corpo-a-corpo e os zumbis são realmente mortais. O jogo parece ter bastante conteúdo e também é bem bonito, mas não excepcionalmente marcante em quesitos gráficos ou estéticos na forma em que se apresenta.
Prefiro listar todas as características bacanas desse tal game de zumbi. Quero que vocês entendam os fatos da maneira mais simples possível. Vamos começar com a maneira interessante e única com que o game lida com a morte do jogador:

imagem

Quando você cria um personagem, ele ou ela será fabricado aleatoriamente para você ? não existe um personagem principal. Você usa o nome do seu perfil, mas o personagem em si tem um nome próprio ? e pode ser um homem ou uma mulher.
Se você morre (e você irá morrer), volta na pele de um novo personagem.
Cada jogo começa em uma base central, mas o mundo é realmente aberto. Você poder ir em qualquer lugar e os objetivos completos com personagens que já morreram continuam intactos.

Além de tudo, quando você morre, seu personagem morto se torna um zumbi, então você pode caçá-lo no próximo jogo e pegar de volta todos os seus equipamentos.
O jogo salva todas as suas estatísticas e dados. Então você sempre vai saber quanto tempo sobreviveu, quantos zumbis matou e coisas do tipo. Existe uma recompensa para quem completar o game em apenas uma vida, já que com certeza surgirão pessoas problemáticas que vão conseguir essa façanha.
Apenas um dos seus personagens-zumbi pode existir no game em cada rodada mas, quando se joga online, os personagens-zumbi dos seus amigos também vão estar no jogo. Dá até para ver o nome do perfil deles. Ha!

Quando eu joguei, tive que encontrar remédios para um cara chamado Vikram ? eu quase consegui sobreviver, mas logo na porta eu fui morto. Na minha vida seguinte, a personagem da vez conseguiu chegar até a porta, matar os zumbis na área ? incluindo meu personagem que havia morrido ?, pegou o remédio de volta e, enfim, completou a missão. Cara, foi legal pra caramba.


Agora vamos falar um pouco do controle touchscreen do Wii U, que é uma ferramenta perfeita para mergulhar o jogador no universo de ZombiU, fazendo o clima ficar mais assustador.
A tela serve para ver os seus equipamentos, assim como interface para arrombar portas, hackear etc.

Esse sistema é muito bacana porque, quando você vai chegar a sua mochila ou vai pegar os itens espalhados pelo cenário, a câmera sai da primeira pessoa, mas o jogo continua rolando no fundo. Isso significa que você não pode ver se um zumbi está atrás de você, pronto para te dar uma mordida, enquanto olha o seu estoque ou os bolsos do cadáver na sua frente.

Conforme você vai jogando, a tela é tanto um mapa quanto um controle através de movimento, que permite que você saiba onde estão os zumbis próximos de você. Não ache que isso deixe tudo mais fácil ? entre ficar olhando para baixo e a falta de precisão do mapa (já que ele não revela o zumbis que vão aparecer do nada e te assustar), você estará completamente imerso em um ambiente típico de um survival horror.

É impressionante como é intenso ficar revezando entre olhar para o seu inventário e depois para a TV para saber o que está acontecendo a sua volta. É como se você realmente estivesse checando a sua mochila em um apocalipse zumbi.
Arrombar portas é bem similar a outros minigames com o mesmo objetivo, e usa a tela sensível ao toque e a vibração do controle.

Tem também o scanner, que permite analisar o ambiente. Quando você o ativa (usando o botão lateral esquerdo), a câmera abre o enquadramento para terceira pessoa e a tela do controle vai para primeira pessoa.
Você pode usar a tela do controle para analisar cadáveres, baús e outros objetos do cenário para obter mais informações.

imagem

E por fim, alguns detalhes gerais que valem a pena ser ditos:
Parece que todos os personagens são guiados pela mesma voz do outro lado do rádio ? aparentemente houve algum tipo de epidemia planejada. É por isso que os mantimentos estão espalhados por toda parte.

Em certo momento, as coisas ficaram completamente insanas ? a luz acabou, e o meu scanner e mapa pararam de funcionar.

Eu literalmente berrei de susto duas vezes. Só para ser justo, eu tomei MUITO café hoje. Mas foi muito divertido.

Quando tudo ficou bizarro, fui forçado a matar uma zumbi especial chamada "Enfermeira" em uma área fechada. Ela podia se teletransportar, sumia quando eu atirava nela e depois reaparecia atrás de mim. Era desesperador, especialmente porque ela não parava de berrar.
Assim que matei a enfermeira, eu comecei a analisar o seu corpo com o controle? quando de repente ela pulou e me assustou pra cacete! Bem através da telinha. Puta sacanagem?

Fiquei verdadeiramente impressionado com Zombi U. Apesar do nome besta e da aparente integração sem sentido com o Wii U, o jogo é interessante porque mostra traços inteligentes que são independentes do console para qual está sendo desenvolvido, feito por pessoas que realmente parecem estar se divertindo enquanto produzem o game. Resumindo: Zombi U é o primeiro jogo que conseguiu me convencer do potencial da segunda tela/controle especial do Wii U.

Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Google+

0 comentários:

Postar um comentário