Ao que parece, há hoje uma ideia central que movimenta toda a Sony de forma geral: a concentração de esforços. Após fechar o balanço do último ano fiscal com perdas de £ 3,6 bilhões (aproximadamente R$ 12 bilhões), a empresa espera encontrar na conjunção de suas forças internas a saída do buraco. Não apenas isso: de acordo com o chefão do departamento de games da companhia, Andrew House, é exatamente dali que pode brotar a solução.
Em entrevista ao site CVG, House afirmou que "há atualmente um censo de preocupação e urgência em relação à companhia" no que se refere ao atual quadro financeiro. Por conta disso, o CEO Kaz Hirai instituiu a necessidade de "trabalho duro" e "foco", a fim de botar a casa em ordem. "Foram-se os dias em que divisões individuais se sobrepunham aos desafios da organização como um todo", disse House.
Ele continua: "Do lado positivo, há um tremendo senso de trabalho em equipe e de um objetivo em comum, o qual deve alterar a nossa situação atual. Eu penso que podemos nos beneficiar da clareza de Kaz [Hirai], tanto internamente quanto externamente, e com a mesma mensagem para ambos". Dessa forma, eis o novo mantra: "Trata-se de congregar os recursos da companhia da melhor forma possível, sem feudos e sem lutas internas".
Segundo House, Kaz Hirai tem atuado como um "agente de mudanças", capaz tanto de instituir uma nova ordem quanto de "mudar a Sony". De qualquer forma, deve ser mesmo a divisão de entretenimento eletrônico da empresa uma das principais portadoras da solução. "Nós nos sentimos muito fortes nesta área de atuação, e o entretenimento interativo representa um dos nossos principais potenciais em ascensão".
Há a "pressão", naturalmente, "em termos de capacidade de atender a demanda, mas nós estamos em um ponto no qual estamos fazendo contribuições bem lucrativas, e há oportunidades para investir no futuro", concluiu House. Ademais, a Sony anunciou recentemente que Kaz Hirai deixou de lado seu posto como "diretor representativo" para conseguir focar mais efetivamente na empresa como um todo.