Todos sabem que fumar não faz bem. Mas, a fumaça - na forma de incríveis efeitos visuais disponibilizados pela tecnologia Maximus da NVIDIA - desempenhou um importante papel para o enorme sucesso do filme Homens de Preto 3 (MIB3), da Sony Pictures Imageworks (SPI).
Efeitos realistas de fumaça são destaque entre os 600 efeitos visuais criados para o MIB3, que já arrecadou mais de meio bilhão de dólares em bilheteiras de todo o mundo, desde que foi inaugurado em maio. Para gerá-la por computador são necessárias simulações complexas que amarram o poder de processamento. Assim, a fim de melhorar drasticamente a velocidade das simulações e da qualidade da fumaça gerada em MIB3, a SPI usou o Houdini 12 3D Animation da Side Effects Software e softwares de efeitos visuais (com otimização melhorada da GPU) em um PC equipado com a placa Maximus da NVIDIA.
Isto incluiu cenas do filme, como uma recriação do lançamento do foguete Apollo 11 em Cape Canaveral, na Flórida, que o Supervisor de Efeitos da SPI Theo Vandernoot descreveu como particularmente desafiadora. "Tivemos de repetir dezenas de vezes - todas as interações pareciam grandes, mas o diretor tinha uma visão muito específica em mente. Nós nunca teríamos sido capazes de fazer esse volume no tempo previsto sem o Maximus e Houdini 12 ", disse Vandernoot.
Para atingir um retorno rápido sobre os efeitos extraordinários, a tecnologia da Maximus combina em uma única estação de trabalho a visualização e capacidade de design interativo de GPUs NVIDIA Quadro com o poder de computação de alta performance de GPUs NVIDIA Tesla. Os processadores Tesla automaticamente executam o trabalho pesado de renderização foto-realística, liberando recursos da CPU para executar outros trabalhos e permitindo que a GPU Quadro use o seu poder rico, cheio de desempenho e de operações interativas sobre o sistema.
Criar as simulações de fumaça do MIB 3 no sistema Maximus provou ser tão eficiente e fácil de cair na linha de produção que a SPI acabou implantando 10 Maximus para o filme. Estas GPUs foram postas em prática para apoiar uma variedade de efeitos visuais e ferramentas de software, permitindo à equipe criativa se concentrar apenas em sua arte.
"Antes de trabalhar em um sistema com Maximus, eu tinha que enviar as simulações para renderizar e esperava por longos períodos", disse Vandernoot. "A capacidade de simular rápido nos ajudou a evitar certos tipos de erros que no passado teriam engolido recursos valiosos".
SPI é um usuário de longa data de GPUs NVIDIA Quadro para efeitos visuais em seus filmes, que vão desde Alice no País das Maravilhas para o Homem-Aranha.
Então, e agora, o que está por vir? SPI está usando a tecnologia NVIDIA Maximus para efeitos visuais em outros filmes em produção, incluindo Wizard of Oz prequel, Oz: The Great and Powerful. SPI apenas começou a raspar a superfície do que é possível com a NVIDIA Maximus em seus produtos e antecipa otimizações no futuro.