Gears of War: Judgement terá uma mãozinha do estúdio Pixar, responsável por longas como o recente Valente. Em entrevista a revista Game Informer, Rod Fergusson, diretor de produção da Epic Games, afirmou que a empresa participou de um workshop liderado por um dos diretores de Toy Story, outra das grandes franquias da Pixar.
O objetivo é enfatizar a narração feita pelas próprias ambientações, diminuindo a "fricção das cut-scenes", como naqueles momentos em que os jogadores deixam o controle na mesa para acompanhar as cenas. O aprendizado obtido pela Epic com a trilogia Gears of War também será levando em consideração na hora de utilizar as novas oportunidades oferecidas por Judgement.
O desenvolvimento está nas mãos da People Can Fly, a mesma empresa responsável por BulletStorm, chegando em 2013, com suporte a multiplayer e um novo modo, intitulado como OverRun, trazendo disputas de classes. Gears of War: Judgement se passará 14 anos antes de GoW, contando a história da batalha entre o Kilo Squad e a Coalisão de Governantes.