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Claro decide "honrar os pedidos" de smartphones vendidos a R$9 por erro técnico



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Em abril, a Claro vendeu em sua loja online aparelhos como Samsung Galaxy X, Galaxy Note e outros a R$9. Alguns dias depois, ela cancelou os pedidos e informou que tudo era uma "inconsistência sistêmica". Obviamente muitos entraram com processo em tribunal de pequenas causas, Procon e Anatel querendo reivindicar o "direito" de receber os aparelhos com preço até 99% menor que o normal em planos baratos.
Só que a Claro, em vez de manter sua posição, diz em nota oficial que "decidiu honrar os pedidos". E vários clientes já recebem os aparelhos desde o início do mês.

Nós já explicamos que qualquer juiz veria que o preço não foi "promoção" ? a discrepância é enorme. Alguém realmente achava que a Claro decidiu vender aparelhos de até R$2.000 por R$9 em qualquer plano, inclusive controle? Por mais que o Código de Defesa do Consumidor obrigue a empresa a cumprir o preço anunciado, há algo maior que ele: um dos princípios do Direito, a boa-fé. Além disso, há ampla jurisprudência a favor das empresas em casos como este.
Mas, pelo visto, a Claro resolveu deixar tudo isto de lado. Um blog reunindo reclamações de quem comprou na "promoção" foi criado no início de abril. Uma semana depois a operadora disse, em site oficial, que "a Claro entende que tem um compromisso com seus consumidores, independentemente de falhas técnicas". No final de abril, a operadora já tratava diretamente com o criador do blog e o Procon. Os celulares começaram a chegar para alguns clientes no início de maio. Agora, a Claro promete enviar os aparelhos a todos os clientes aprovados até o final de junho.

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