A última versão da atualização dos drivers para as VGAs da AMD, o Catalyst 9.00-120512a, fez referências interessantes sobre a futura geração de GPUs da companhia, a Sea Islands, que servirá de base para as Radeons HD 8000.
Conforme é possível constatar em algumas linhas de comando, há citações para as HD 8800M (para laptops), além da FirePro A300. É possível ainda perceber referências à algumas variantes da linha Trinity.
Em virtude do “vazamento”, há quem aposte que a AMD possa iniciar lentamente o processo de atualização de suas GPUs. Do contrário, não haveria necessidade de fazer menção a tais placas em uma atualização de driver. Vale no entanto, ressaltar que, sequer a atual geração Southern Islands foi totalmente lançada, uma vez que a tão aguardada dual-GPU Radeon HD 7990 ainda é apenas fruto de sonho dos entusiastas e hardgamers.
Embora não se saiba nenhum detalhe sobre a futura geração Sea Islands, o fato é que dificilmente a AMD partirá para uma litografia em half-node, como, por exemplo, em 22nm, devendo, portanto, manter o atual processo em 28nm. Assim, as novidades das futuras placas deverão mesmo se limitar a adição de mais Stream Processors, ROPs e TMUs, além de clocks mais elevados, e possivelmente uma interface de memória mais robusta.