Ele acredita que as experiências de jogo serão as mesmas.
John Carmack, o lendário programador da id Software, não está entusiasmado com o novo hardware que será incluído na próxima geração de consoles.
Carmack comentou com o GamesIndustry que em termos de poder, o PC é 10 vezes mais poderoso que os consoles, mas acrescenta que os consoles não estão "tecnicamente limitados".
"Qualquer que seja a visão criativa de um designer, podemos fazer um bom trabalho ao representá-lo nesta geração e certamente no PC. De muitas formas não estou nada entusiasmado com a próxima geração."
A opinião de Carmack é que a próxima geração de consoles será semelhante a esta, só que os resultados serão melhores devido ao hardware mais potente.
"Se pegares num jogo atual como Halo, que corre a 30 hertz(fps) e a 720p, e roda o jogo a 1080p e a 60 frames com frame buffers altamente dinâmicos, de repente já sugaste todo o poder que terás na próxima geração. Será o que já temos agora, mas muito melhor.".
Carmack mostrou-se mais entusiasmado com a realidade virtual, acreditando que poderá ter um grande impacto na experiência do jogo, ao contrário do hardware da próxima geração de consoles.
"A Sony e a Microsoft vão lutar por gigaflops, teraflops, GPUs e tudo o resto. No final não fará grande diferença. Quando tiveres isto (o visor de realidade virtual que Carmack mostrou na E3), fará uma grande diferença na experiência."
"A Nintendo trouxe os controles por movimentos para os jogos, e tendo apenas um décimo do poder de processamento foi capaz de vender mais que os outros consoles. Penso que há aqui uma oportunidade. É preciso um ecossistema inteiro, mas é quase perfeito."