Siga a cinegames

FeedBurner

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ASUS preparando ROG ARES 2 com dois chips Pitcairn (Dual-HD 7870)?



O pessoal do VR-Zone divulgou a pouco a notícia de que a Asus estaria preparando a nova geração de sua “titânica” placa 3D ARES.

Para quem ainda não sabe, trata-se de versão mais poderosa da linha top Republic of Gamers (ROG) da companhia, em se tratando de uma VGA baseada nos chips gráficos da AMD.

Até aí nenhuma grande novidade para a comunidade, a não ser pelo “detalhes” de que o novo "Senhor da Guerra" pode não ser equipado com dois chips Tahiti (Radeon HD 7970). De acordo com as especulações, a super placa 3D contaria com duas GPUs Pitcairn. Em outras palavras, a VGA seria uma espécie de dual 7870 super “bombada”.

(Ilustração de Ares, o deus da Guerra na mitologia grega)

Não se sabe (caso a notícia venha realmente a se confirmar) a razão pela qual a Asus tenha substituído o chip Tahiti pelo Pitcairn. Há algumas razões plausíveis que justificaria tal mudança de GPU.

(De cima para baixo: Asus ARES e Asus MARS II)

A primeira seria em virtude do consumo de energia. Com 210W de TDP gastos em uma Radeon 7970, seria muito provável que uma dual 7970 com clocks turbinados ultrapassasse fácil os 400W.

Outra justificativa possível seria o “canibalismo” com a ROG MARS III, apresentada na Computex deste ano. Há quem diga que uma ARES II ultra “bombada” poderia de certa forma, prejudicar as vendas da MARS III, e vice versa.

(Asus MARS III)

Contudo, a razão que parece ser mais plausível, seja a estratégia de mercado. Ao utilizar dois chips Pitcairn, a Asus conseguiria reduzir sensivelmente o preço final da ARES II (em torno de US$550-650, contra algo como US$ 1.000 de uma solução dual 7970), mantendo ainda assim, uma placa que seria mais veloz que as versões mais sofisticadas e poderosas baseadas na Radeon HD 7970. Assim, a Asus teria uma placa verdadeiramente “comercial” (e não apenas para colecionador), passando a faturar alto pela expressiva quantidade de unidades vendidas.

Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Google+

0 comentários:

Postar um comentário