Além disso, as duas companhias receberam 90% dos lucros desse mercado no mesmo período.
A companhia de pesquisas diz que houve um crescimento de 41% nas vendas dos aparelhos inteligentes no ano que acabou em março de 2012. Entre as dez grandes fabricantes, afirma o estudo, apenas Samsung e Sony tiveram crescimento seguido entre o último trimestre de 2011 e o primeiro de 2012.
Nokia e RIM ainda estão sofrendo perdas, mostra a pesquisa. "Nesse ponto, a Nokia vai ter que crescer seu negócio de Windows Phone em 5.000% durante o ano de 2012, só para compensar as perdas com a queda da venda dos seus aparelhos Symbian", disse Michael Morgan, analista da companhia de pesquisas.
O estudo feito também mostra que a penetração dos smartphones já passou de 50% do mercado de celulares na América do Norte e da Europa Ocidental, então o foco dos fabricantes deve ficar em mercados emergentes, como a China.
"Com a queda da fatia do mercado da Nokia na China, a competição para preencher esse espaço que ficou vago pode fazer a diferença para os fabricantes", comenta Jeff Orr, diretor da ABI Research.