Siga a cinegames

FeedBurner

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Microsoft cria mesa que permite interação entre objetos e pessoas "virtuais"




Já pensou em trabalhar ou jogar alguma coisa com uma pessoa que está distante, mas como se ela estivesse sentada na sua frente? A Microsoft não só imaginou essa situação, como está estudando uma forma de tornar isso possível.
A companhia desenvolveu um sistema de realidade aumentada que permite a duas pessoas em localidades diferentes interagirem em um único ambiente e manusear objetos.

Chamada de MirageTable, a “geringonça” consiste em uma mesa com um projetor 3D que manda as imagens para uma lâmina de plástico curvo posicionado na frente do usuário. Uma câmera idêntica à utilizada no Kinect fica responsável por várias funções, como rastrear os movimentos da pessoa, corrigir a perspectiva das projeções e lidar com a interação com os objetos projetados.
Assine a tag microsoft para ser avisado sempre que novos conteúdos marcados pela tag forem publicados

Para ver tudo em três dimensões, como se estivessem mesmo no local, é preciso usar um óculos 3D. E, é claro, para aproveitar a experiência, é necessária uma conexão de rede.

Conforme a BBC, os pesquisadores disseram que foram “motivados por uma ideia simples: podemos permitir que alguém interaja com objetos digitais em 3D ao mesmo tempo em que usa objetos reais da mesma maneira realista fisicamente, sem usar nenhum sensor, luva ou roupa especial?”


Apesar de promissor, o sistema tem alguns problemas. O sensor do Kinect, por exemplo, só captura a parte frontal dos objetos, o que resulta em algumas falhas na renderização e na exibição das texturas. Os estudiosos acreditam que acrescentar mais câmeras pode aperfeiçoar a experiência.

A MirageTable foi apresentada durante uma conferência no Texas, nos Estados Unidos. A equipe da Microsoft afirmou que o projeto ainda está em fase de testes e não há previsão para que seja disponibilizado comercialmente.

Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Google+

0 comentários:

Postar um comentário