A Intel divulgou uma lista de especificações que a empresa espera que sejam cumpridas pelos fabricantes dos notebooks ultrafinos e ultraleves.
A fabricante de chips não obriga que sejam cumpridos os requisitos mas diz que se as empresas seguirem esses padrões, vão criar produtos que tenham um maior apelo ao consumidor e por isso vão ser mais vendidos. A imagem abaixo mostra uma estimativa de como os próximos Ultrabooks devem parecer.
Segundo o CNET, nas duas categorias que a Intel estabelece para Ultrabooks de 15 e 18 mm de espessura há itens que batem com as especificações e outros que não são recomendados. Um conector VGA, por exemplo, e um HD de 2,5 polegadas com discos rígidos, não serão bem aceitos no modelo de 15 mm, sendo melhor utilizar um conector Thunderbolt e SSD ou um HD modelo ultra slim.
Na imagem abaixo é possível ver um exemplo que ocorre com a limitação dos tamanhos dos componentes de um notebook, no qual a bateria teria 6,5 mm (polímero de lítio), o HD teria 7 mm (2,5 polegadas padrão slim) e não haveria nenhum soquete. Mesmo com todos esses elementos e alguns outros, o Ultrabook não chegaria a 18 mm. Ao menos no ponto de vista da Intel.