Em um post no Facebook, a
Asus divulgou a data que o
Transformer Prime receberá a atualização para o
Ice Cream Sandwich: 12 de janeiro. A empresa também divulgou uma atualização, que deve ser liberada em breve, que irá melhorar o foco automático da câmera, melhorar a experiência com a interface touch e também corrigir falhas com alguns APKs no
Android Market.
No post, a empresa também divulgou seu posicionamento em dois pontos polêmicos sobre o seu produto: o GPS, que vem sofrendo reclamações de consumidores que afirmam que o tablet é muito impreciso na geolocalização, e o bootloader travado. Em relação ao GPS, a Asus afirma que o corpo metálico do tablet está causando uma perda de precisão, e que a empresa não recomenda o uso para pessoas que necessitam de um GPS profissional. Segundo a empresa, o GPS será retirado da lista de especificações do aparelho, e não irá mais figurar entre os destaques do tablet em sua campanha de marketing.
Já para os que criticam o bootloader, que vem criptografado no Prime e, desta forma, travado, a Asus justificou que este bloqueio é necessário para o funcionamento do serviço de aluguel de filmes da Google, sendo inclusive requisitado para o uso do serviço. Como as customizações e mods são um dos principais diferenciais do sistema da Google, em comparação ao iOS, por exemplo, a Asus afirmou que irá liberar um aplicativo para destravar Prime, porém o aparelho perde a garantia com este procedimento (o que não é nenhuma novidade, comparado a outras marcas), bem como o recurso de aluguel de filmes ficará desabilitado.
Não há uma data para liberação deste aplicativo que desbloqueia o Prime, e também não foi mencionada uma data para que o Ice Cream Sandwich chegue ao primeiro Transformer, sendo que a empresa já afirmou que o tablet receberá o Android 4.0.