Siga a cinegames

FeedBurner

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Nvidia Physx 2011 Um Ano Fraco



imagem

A aceleração da física pela GPU usando o NVIDIA PhysX ainda não ganhou o volume necessário para esta tecnologia decolar. Em 2011 somente foram lançados dois games com suporte e ainda altamente apadrinhados pela NVIDIA, nem desde os tempos da AGEIA, o PhysX lançou tão poucos títulos no mercado.

Segundo a NVIDIA, está se precisando de tempo para melhorar esta tecnologia e suas multi camadas (PhysX SDK, APEX, DCC Tools), o que acabou impedindo o avanço do PhysX nestes últimos tempos, mas isso foi uma decisão consciente segundo a empresa. A promessa agora é que em 2012 e mais precisamente em 2013 teremos muitos mais títulos chegando.

Os dois jogos com suporte em 2011 foram Batman: Arkham City e Alice: Madness Returns. Segundo consta no PhysXInfo, mais de 45 games entre PC e console usarão o engine PhysX SDK, só não é possível explicitar quantos usarão aceleração via GPU real.

imagem

O PhysX 3.0 lançado no último semestre de 2011 deverá ser grande catalisador para a expansão final do engine físico, pois foi escrito do zero para assegurar a expansão e evolução da tecnologia( talvez com suporte mais fácil a outras tecnologias como DirectCompute e OpenCL???).

Na área de plugins profissionais foi lançado apenas o MassFX, que permite usar o PhysX SDK engine em conjunto com o Autodesk 3ds Max 2012 (que substituiu o Havok Physics).

imagem

O hybrid physx ainda continua funcionando, permitindo que usuários usem uma placa RADEON como principal e uma outra para PhysX. Apesar de NVIDIA não tratar do assunto, o que está causando a marcha lenta desta tecnologia é o casamento com hardware proprietário, nenhum desenvolvedor vai abraçar uma tecnologia complexa e que exige muito investimento e estudo para só atingir parte do mercado de placas de vídeo somente da NVIDIA.

Outro ponto falho do marketing da NVIDIA nos últimos meses é alardear que a tecnologia também é compatível com CPU e que ninguém ficará na mão, porém isso não acontece na prática, pois jogos como Batman: Arkhan City são impossíveis de serem jogados se a aceleração de CPU for ligada somente.

Então usuários de RADEON's são prejudicados quando em modo CPU, pela excessiva perda de FPS que ocorre, já que a CPU não tem força suficiente, e duplamente prejudicados quando é preciso desligar os efeitos físicos avançados como papéis e detritos esvoaçantes por não ter aceleração de GPU compatível.

Enfim, PhysX ainda é uma tecnologia com um grande ponto de interrogação e este perdura anos após anos na mente dos desenvolvedores.

Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Google+

0 comentários:

Postar um comentário