Em uma entrevista dividida em quatro partes concedida a Gamespot Hideo Kojima falou sobre a ideia inicial de Metal Gear Rising e os problemas que os desenvolvedores da Kojima Productions enfretaram e os impediram de levar o projeto adiante.
Sobre a ideia inicial,Kojima disse que queria que os jogadores pudessem jogar e se sentir como Raiden [Como em uma impressionante custscene em MGS4 em que o ninja cyborg luta contra os rôbos Gekko] por ser um personagem acrobático e rápido.
Mas Kojima também disse que houve problemas de balanceamento entre a ação, stealth,o principal coneceito da franquia Meta Gear Solid.
O desenvolvedor disse também que mudaram a história do jogo[Metal Gear Rising] depois de MGS4, para que a Platinum Games,a desenvolvedora encarregada da atual produção, se sentisse confortável e tivesse mais liberdade para projetar o jogo e não ficar presa na história original.
Foi revelado também que apesar da Platinum Games estar no comando do desenvolvimento de Metal Gear Rising a Kojima Productions ainda está fazendo as cutscenes do jogo.
Metal Gear Rising está previsto para Xbox 360 e PS3 e será lançado em 2012.