Os filtros de spam são óptimos para
pois por vezes marcam incorrectamente a nossa newsletter como spam.
Não existe fórmula mágica para evitar que isso aconteça (pois cada filtro tem a
sua própria configuração), mas aqui estão 7 dicas
para minimizar o problema.
Várias destas dicas aplicam-se melhor (ou até
automaticamente) com a ajuda de um sistema de
email marketing.
Pessoalmente, uso a
plataforma E-goi, que está muito completa, é
portuguesa e tem conta de testes gratuita.
1) Não envie mensagens que os seus clientes não pediram
Esta é a razão número um para os seus emails caírem no spam.
O facto de serem seus clientes ou contactos não implica que todos tenham dado
autorização explícita para receber a sua newsletter. Se a enviar sem a
permissão deles, pode ter a certeza de que vão clicar no botão "spam". E
quando isso acontece, os ISP (Gmail, Hotmail, Yahoo,
etc.) tendem a bloquear a sua newsletter para todas as outras pessoas. Pior ainda, podem queixar-se a
instituições anti-spam e colocar o seu domínio numa lista negra!
Por isso, assegure-se de que tem no seu
site um formulário double opt-in de inscrição na newsletter (eu criei um automaticamente
para o meu site com o
E-goi) e
inclua na ficha de inscrição de clientes da sua loja física um visto para também receberem a
newsletter. Depois, envie sempre as suas comunicações só a estas pessoas!
2) Envie conteúdo que seja interessante e pertinente para os seus clientes
Mesmo quando você lança a
newsletter só a quem pediu expressamente para
a receber, os ISP estão sempre atentos ao interesse que as suas comunicações
geram nas pessoas. Se elas não abrirem e clicarem na newsletter, os
ISP podem filtrá-la para o spam nos próximos envios.
Chama-se a isto "reactividade" (engagement) e é uma das
estatísticas mais importantes para o sucesso do seu e-mail marketing! Por
isso, tente sempre criar conteúdos que sejam realmente interessantes e úteis para os
seus clientes e que os incentivem a abrir e clicar. Pode usar o
E-goi
para medir os resultados.
3) Limpe a sua lista de distribuição
Sempre que você enviar a sua
newsletter para emails desactivados ou inválidos (um
comportamento típico dos spammers) os ISP podem penalizá-lo e bloquear
futuros envios. Portanto, é fundamental remover da lista todos os endereços que
já não estejam a ser usados (os chamados bounces).
Se não quiser
removê-los à mão, uma plataforma de
email marketing como o
E-goi faz a
limpeza de soft bounces e hard bounces automaticamente e também
insere um link onde as pessoas podem clicar caso se queiram remover imediatamente da
lista. Quanto mais
limpa a sua lista, mais reactiva e bem comportada ela se apresenta perante os ISP
e melhor será a taxa de entrega directa no inbox.
4) Não envie conteúdo que se confunda com
spam
Antes de lançar a
sua newsletter, confirme que ela não vai fazer disparar logo todos os filtros
de spam! Embora cada filtro tenha as suas próprias regras, há algumas
normas gerais a seguir.
- Não envie newsletters compostas só por imagens
(tem de haver um equilíbrio entre texto HTML e imagens) - Use código HTML bem
formatado (ex. não crie o HTML da news no Word ou no Photoshop :) - Prepare sempre uma versão
alternativa do email em texto simples
5) Certifique os seus remetentes e servidores de e-mail
Uma das coisas a que os ISP estão mais atentos é a reputação do servidor através do qual você envia a newsletter. Para ter uma reputação credível, é fundamental autenticar o seu servidor com as principais certificações de e-mail (SPF, SenderID, DKIM e DomainKeys). Este processo deve ser feito pelos responsáveis técnicos do seu servidor.
Se optar por usar um serviço de email marketing como o E-goi, o trabalho fica bastante mais facilitado, pois não só já inclui servidores certificados como disponibiliza todos os dados necessários para que os seus responsáveis técnicos configurem o seu servidor correctamente.
6) Atenção à frequência dos envios
Mesmo que as pessoas queiram receber a sua newsletter, podem achar excessivo se for todos os dias e marcá-la como spam. Por outro lado, se faz envios menos regulares (ex. mensalmente), elas podem já se ter esquecido de si e considerar que é spam.
Tem uma newsletter diária? Dê às pessoas a possibilidade de a receberem com menos frequência. Envia-a esporadicamente? Inclua sempre uma referência relembrando à pessoa o motivo pelo qual está a receber o email e a data em que se inscreveu na newsletter (o E-goi pode inserir automaticamente quer a opção da frequência de envios quer o motivo e data da inscrição).
7) Na própria newsletter, peça às pessoas para adicionar o seu remetente à lista de endereços seguros
Mesmo seguindo todas as dicas acima, há sempre a possibilidade de alguns filtros demasiado agressivos meterem a sua newsletter no spam. Para tentar tornear este problema, insira sempre uma frase num sítio bem visível do email (ex. logo no cimo) pedindo às pessoas para adicionarem o seu remetente à lista de endereços seguros.
Desta forma, mesmo que elas vejam que a newsletter foi incorrectamente para o spam, têm logo uma forma fácil de prevenir que isso volte a acontecer.