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7 dicas para evitar que a sua newsletter caia na pasta de spam dos clientes!



Os filtros de spam são óptimos para

evitar correio que nunca pedimos. Mas quando queremos enviar uma newsletter aos nossos clientes, esses filtros podem ser um obstáculo,
pois por vezes marcam incorrectamente a nossa newsletter como spam.
Não existe fórmula mágica para evitar que isso aconteça (pois cada filtro tem a
sua própria configuração), mas aqui estão 7 dicas
para minimizar o problema.

Várias destas dicas aplicam-se melhor (ou até
automaticamente) com a ajuda de um sistema de
email marketing.
Pessoalmente, uso a
plataforma E-goi, que está muito completa, é
portuguesa e tem conta de testes gratuita.

1) Não envie mensagens que os seus clientes não pediram

Esta é a razão número um para os seus emails caírem no spam.
O facto de serem seus clientes ou contactos não implica que todos tenham dado
autorização explícita para receber a sua newsletter. Se a enviar sem a
permissão deles, pode ter a certeza de que vão clicar no botão "spam". E
quando isso acontece, os ISP (Gmail, Hotmail, Yahoo,
etc.) tendem a bloquear a sua newsletter para todas as outras pessoas. Pior ainda, podem queixar-se a
instituições anti-spam e colocar o seu domínio numa lista negra!

Por isso, assegure-se de que tem no seu
site um formulário double opt-in de inscrição na newsletter (eu criei um automaticamente
para o meu site com o
E-goi) e
inclua na ficha de inscrição de clientes da sua loja física um visto para também receberem a
newsletter. Depois, envie sempre as suas comunicações só a estas pessoas!

2) Envie conteúdo que seja interessante e pertinente para os seus clientes


Mesmo quando você lança a
newsletter só a quem pediu expressamente para
a receber, os ISP estão sempre atentos ao interesse que as suas comunicações
geram nas pessoas. Se elas não abrirem e clicarem na newsletter,  os
ISP podem filtrá-la para o spam nos próximos envios.

Chama-se a isto "reactividade" (engagement) e é uma das
estatísticas mais importantes para o sucesso do seu e-mail marketing! Por
isso, tente sempre criar conteúdos que sejam realmente interessantes e úteis para os
seus clientes e que os incentivem a abrir e clicar. Pode usar o
E-goi
para medir os resultados.

3) Limpe a sua lista de distribuição


Sempre que você enviar a sua
newsletter para emails desactivados ou inválidos (um
comportamento típico dos spammers) os ISP podem penalizá-lo e bloquear
futuros envios. Portanto, é fundamental remover da lista todos os endereços que
já não estejam a ser usados (os chamados bounces).

Se não quiser
removê-los à mão, uma plataforma de

email marketing
como o
E-goi faz a
limpeza de soft bounces e hard bounces automaticamente e também
insere um link onde as pessoas podem clicar caso se queiram remover imediatamente da
lista. Quanto mais
limpa a sua lista, mais reactiva e bem comportada ela se apresenta perante os ISP
e melhor será a taxa de entrega directa no inbox.

4) Não envie conteúdo que se confunda com
spam

Antes de lançar a
sua newsletter, confirme que ela não vai fazer disparar logo todos os filtros
de spam! Embora cada filtro tenha as suas próprias regras, há algumas
normas gerais a seguir.
  • Não envie newsletters compostas só por imagens
    (tem de haver um equilíbrio entre texto HTML e imagens)
  • Use código HTML bem
    formatado
    (ex. não crie o HTML da news no Word ou no Photoshop :)
  • Prepare sempre uma versão
    alternativa do email em texto simples
Para verificar estes pontos, também pode passar a sua newsletter pelo relatório anti-spam do E-goi, que não só cria automaticamente a versão em texto simples, como analisa todo o conteúdo e dá uma pontuação e dicas para melhorar o resultado.

5) Certifique os seus remetentes e servidores de e-mail


Uma das coisas a que os ISP estão mais atentos é a reputação do servidor através do qual você envia a newsletter. Para ter uma reputação credível, é fundamental autenticar o seu servidor com as principais certificações de e-mail (SPF, SenderID, DKIM e DomainKeys). Este processo deve ser feito pelos responsáveis técnicos do seu servidor.

Se optar por usar um serviço de email marketing como o E-goi, o trabalho fica bastante mais facilitado, pois não só já inclui servidores certificados como disponibiliza todos os dados necessários para que os seus responsáveis técnicos configurem o seu servidor correctamente.

6) Atenção à frequência dos envios


Mesmo que as pessoas queiram receber a sua newsletter, podem achar excessivo se for todos os dias e marcá-la como spam. Por outro lado, se faz envios menos regulares (ex. mensalmente), elas podem já se ter esquecido de si e considerar que é spam.

Tem uma newsletter diária? Dê às pessoas a possibilidade de a receberem com menos frequência. Envia-a esporadicamente? Inclua sempre uma referência relembrando à pessoa o motivo pelo qual está a receber o email e a data em que se inscreveu na newsletter (o E-goi pode inserir automaticamente quer a opção da frequência de envios quer o motivo e data da inscrição).


7) Na própria newsletter, peça às pessoas para adicionar o seu remetente à lista de endereços seguros


Mesmo seguindo todas as dicas acima, há sempre a possibilidade de alguns filtros demasiado agressivos meterem a sua newsletter no spam. Para tentar tornear este problema, insira sempre uma frase num sítio bem visível do email (ex. logo no cimo) pedindo às pessoas para adicionarem o seu remetente à lista de endereços seguros.

Desta forma, mesmo que elas vejam que a newsletter foi incorrectamente para o spam, têm logo uma forma fácil de prevenir que isso volte a acontecer.

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