A AMD está apoiando ativamente a adaptação do Ice Cream Sandwich para a plataforma x86. Um dos entusiastas do projeto, Chih-Wei Huang, contou ao The Register que a empresa não só doou dois tablets para a equipe envolvida, como também oferece alguns engenheiros para auxiliar no projeto.
Como resultado, um port para a plataforma Brazos está concluído e o código-fonte já está disponível na web.
Ainda segundo o site, a primeira iniciativa de levar o Android aos processadores x86 foi do próprio Google, que aparentemente abandonou a ideia desde a versão 1.5, conhecida como Cupcake. “O Google não ligava para o x86, pelo menos antes do Ice Cream Sandwich”, afirma Huang.
Ele diz que outras empresas também não têm prestado muita atenção na iniciativa, como a Intel, por exemplo. Isso trouxe alguns problemas para o time responsável pelo port, como a dificuldade de tornar o Android compatível com chips de vídeo.
O trabalho, porém, continua, mas como todos os participantes são voluntários, pode levar algum tempo até que o sistema rode perfeitamente na plataforma x86. Contatada pelo The Register, a Intel disse que colabora com o projeto open-source do Android, mas se alinha com a posição do Google de priorizar tablets e smartphones. A AMD, por sua vez, não revelou seus planos.