Siga a cinegames

FeedBurner

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Canonical irá desativar os pacotes Java do Sun JDK no sistema Ubuntu




Desde agosto, com a mudança da licença de uso do Java em sistemas Linux, a Canonical e todas as demais desenvolvedoras de sistemas operacionais baseados no pinguim passaram a não poder mais fazer atualizações no pacotes JDK da Oracle (ou da Sun, para os saudosistas).
Por conta das falhas de segurança presentes nestes pacotes, e pela incapacidade de saná-las, a Canonical decidiu por fim fazer o inevitável, e de forma invasiva: irá apagar todos os pacotes JDK "da Sun" de seus repositórios e inclusive dos computadores onde estão instalados.

Os pacotes do Sun JDK Java serão apagados através de uma atualização do sistema, o que fará com que aplicativos que dependem deles parem de funcionar nas versões 10.04, 10.11 e 11.04 do Ubuntu. Para quem faz questão de utilizá-los, ainda será possível baixar e instalar os pacotes manualmente, já que a opção não estará mais disponível nos repositórios do sistema.

Apesar de invasiva, a Canocial afirma que esta mudança é necessária para acabar com as vulnerabilidades "pela raiz". Segundo a empresa, os usuários devem substituir estes pacotes pelos do OpenJDK, que alcançou maturidade suficiente para tanto e inclusive será utilizado pela própria Oracle daqui para frente.

Até pode ser, já que por aqui até o famigerado sistema de segurança do Banco do Brasil tem rodado corretamente no OpenJDK. Só espero que isto não abra precedentes para a Canonical sair apagando pacotes dos computadores por aí, quando "ela decidir necessário".

Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Google+

0 comentários:

Postar um comentário