Gearbox está trabalhando para garantir que a mecânica do núcleo de Borderlands seja de forma maior e melhor na sequência.
"O que estamos tentando fazer neste game ? Borderlands é realmente sobre "loot", sobre a mecânica de nivelamento e novos equipamentos," Scott Kester, designer de conceito, disse em um episódio 2KTV de Borderlands 2.
"[Estamos] muito focados na criação de conteúdo reais para armas, tornando interessante e divertido, e [ter] uma nova coisa em cada esquina, um "loot" novo.
"Acho que [estamos] dobrando o foco sobre o que o nosso núcleo foi, projetando os melhores personagens, armas e ambientes que poderíamos fazer, para tornar o "loot" o mais interessante possível.
"As armas desta vez são muito melhores. Elas parecem diferente, elas fazem coisas diferentes. Há muito mais equipamentos caindo."
Kester disse que o "loot" do primeiro game foi muito "granluar", com pouco para distinguir um conjunto a partir do próximo, e que desta vez, um destaque na variedade, deve abordar as críticas de repetitividade."
Borderlands 2 é esperado no terceiro trimestre de 2012, sobre as principais plataformas.