Mas antes dos dados da placa, outra surpresa, a AMD teria adiantado o anúncio oficial da geração 7000, em especial da Radeon HD 7970, para dia 22 de dezembro 2011, antes previsto para dia 9 de janeiro 2012. De acordo com notícias que circulam pela internet, dia 9 de janeiro outros detalhes sobre essa geração serão revelados, data que cai durante a CES, possivelmente veremos alguma novidade por lá em primeira mão.
Sobre a Radeon HD 7970 temos vários detalhes vazados através de um slide que foi publicado pelo site Orb-Hardware, além de outro slide que confirma os dados. Abaixo temos parte das especificações da placa, que vem com clock do core a 925MHz e 3GB de RAM GDDR5, com processo de fabricação em 0.28nm. Como outros destaques temos 3.5 TFLOPs, 32 ROP e não 48 como era especulado. Reparem no consumo de energia, que fica em 300W em uso e cai para 3W em modo IDLE.
De acordo com outros slides, a nova geração de placas TOP suportará soluções de cooler single-slot, algo que não vemos a anos em placas de vídeo de alto desempenho, mais um belo atrativo da nova geração. Em se tratando de conexões, a 7970 trará em seu modelo referência 2 x DisplayPort, 1 x HDMI e 1 x DVI, incluindo adaptadores HDMI para DVI e MiniDisplayPort Ativo, importante para o uso da tecnologia Eyefinity. A nova placa de vídeo ainda trará dual bios como sua geração anterior, com uma das bios desbloqueadas. De acordo com a AMD, o sistema de FAN também ganhou melhorias, assim como o heat sink, que está na sexta geração.
Por fim, o mais importante, temos os primeiros benchmarks da placa, onde vemos um ganho significativo da 7970 sobre a 6970, pelo menos quando rodando sobre a tecnologia tessellation. Nos gráficos abaixo, podemos ver que o ganho mínimo foi de 1.5x(50%), mas chegou a quase 2.5x(150%) no teste do Unigine.
Agora é esperar dia 22 de dezembro para ver se tudo se confirma.