Longas apresentações podem ser entediantes para a plateia. E, para o apresentador, trazem o desafio de conciliar a sua posição para não ocultar os “slides” e usar algum artifício para realizar as transições. Mas um hack com o Kinect pode ajudar a resolver as coisas para os dois lados.
Haruki Maeda, da Universidade de Meiji, no Japão, demonstrou uma forma de fazer com que o expositor interaja diretamente com o conteúdo, inclusive, fazendo o texto “fugir” dele para não ficar oculto. Tudo isso com um projetor e um Kinect preso com algo que parece fita adesiva.
Toda a apresentação é controlada por gestos. É possível, por exemplo, afastar e aproximar palavras e até alterar as dimensões das imagens, aumentando ou diminuindo com os movimentos das mãos.
Porém, notaram as aspas no título? É porque esse projeto não foi realizado com o auxílio do Power Point. Na verdade, o estudioso utilizou programação C# e tabelas em Excel para armazenar coordenadas. Portanto, provavelmente, ainda vai levar um tempo para você poder fazer apresentações mais legais no colégio ou na faculdade.