Mass Effect 3 poderá ter o melhor combate, história e gameplay da trilogia porque a Bioware teve mais concentrada no conteúdo do que em se preocupar em levar ao limite os consoles da atual geração.
Mass Effect 1 e 2 foram dois jogos tecnicamente muitos bons, mas ao ser questionado pelo site Nowgamer o que mais poderia ser feito no PS3 e Xbox 360, Aaryn Flynn, da Bioware Edmonton, referiu que não há muito mais a espremer no que diz respeito ao poder dos consoles.
"É uma boa pergunta. Em termos de potência real, penso que chegámos bem ao limite. Acho que não há muito mais para encontrar."
No entanto nem tudo é mau uma vez que isso faz com que as produtoras se preocupem mais com outras coisas como o gameplay.
"Dito isto, penso que o que é excelente é o que isso te dá em termos de uma plataforma incrivelmente estável que te permite trabalhar em coisas como o gameplay, a história e em coisas que podes fazer dessa forma agora porque não estás preocupado que a tecnologia esteja sempre a mudar. Essa foi uma das coisas boas para nós em Mass Effect 3. Confiarmos nesse hardware estável que conhecemos muito bem e que aprendemos a trabalhar durante os últimos cinco a sete anos."