Siga a cinegames

FeedBurner

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Porta-voz do LulzSec foi identificado graças ao XBox 360




A armadilha que culminou na prisão de Jake Davis, porta-voz do LulzSec, pode ter sido o hábito de jogar videogame, mais especificamente o XBox 360. Conhecido como Topiary, o jovem de 18 anos já foi liberado, sob a condição de não conectar-se à Internet a partir de nenhum dispositivo.

A polícia não informou exatamente como conseguiu encontrá-lo, mas uma conversa entre duas pessoas identificadas como Sabu, um dos líderes do LulzSec, e Virus, seu rival, dão algumas pistas. Aparentemente, um usuário de um fórum relacionado ao console foi quem dedurou o rapaz.

“Topiary era um jogador ávido de Xbox... e era conhecido na comunidade por falar muito”, contou Sabu, no log da conversa que vazou na web. “Um dos usuários do fórum conseguiu identificá-lo e ficou liberando por aí informações sobre ele. O suficiente para que alguém bastante esperto fizesse as conexões”, completa.

A informação surgiu durante uma discussão entre Sabu e Virus, que acusava o rival de entregar o próprio companheiro. O integrante do LulzSec, por sua vez, rebateu que a culpa era do dedo-duro do fórum de XBox. O próprio Virus, aliás, já enfrentou uma acusação, em 2007, de ter hackeado a AOL e causado um prejuízo de US$500 mil.

O Gawker lembra que, semanas antes à detenção de Topiary, alguém começou a contatar anonimamente os meios de comunicação e os adversários do LulzSec dando uma dica sobre a identidade do jovem: “Jake de Shetland”. Topiary também passou a receber ameaças em seu Twitter pessoal, com sua identidade verdadeira.

Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Google+

0 comentários:

Postar um comentário