O grupo responsável pelo USB 3.0 anunciou estar trabalhando em uma nova especificação de fornecimento de energia (USB Power Delivery), que tornará o padrão capaz de prover até 100W.
Com a nova especificação, os responsáveis acreditam que a nova interface irá ampliar significativamente a capacidade e usabilidade da alimentação de energia de diversos aparelhos via cabo USB. O futuro padrão coexistirá com a especificação 1.2 de carga de Bateria USB e das atuais aplicações alimentadas pelo bus USB.
De acordo com Brad Saunders, Presidente do Grupo Promotor USB 3.0, a nova especificação de alimentação possibilitará o uso do USB como conector de energia em um vasto campo de equipamentos, como netbooks e notebooks, mesmo alguns modelos mais robustos.
A especificação USB Power Delivery está programada para análise da indústria no último trimestre deste ano. Maiores informações sobre a especificação e os planos para uma revisão da indústria para pré-lançamento serão fornecidos durante o Intel Developer Forum (IDF), que ocorrerá de 13 a 15 de setembro de 2011, em São Francisco, Califórnia.