Fanboys da Apple, sugiro que sentem antes de lerem esta notícia. Steve Jobs, através de uma breve carta divulgada hoje (24/08), renunciou ao cargo de CEO da Apple. "Eu sempre disse que, se houvesse um dia em que eu não pudesse mais cumprir meus deveres e atender às expectativas como presidente-executivo da Apple, eu seria o primeiro a informá-lo. Infelizmente, esse dia chegou", escreveu Jobs.
O ex-CEO da Apple iniciou recentemente o tratamento de um câncer no pâncreas, fator que pode ter influenciado na decisão, apesar de Jobs não dar detalhes de seu estado de saúde na carta de renúncia. Jobs é uma figura fundamental da empresa, participando da criação da gigante de Cupertino, como co-fundador, e se afastando por problemas de saúde em 1985.
Voltou em 1997, e é considerado peça-chave da recuperação de empresa, que beirava a falência na época. Com novos produtos, como o Macintosh e, mais recentemete, iPhones e iPads, a empresa cresceu até se tornar a mais valorizada na bolsa de valores. Suas aparições públicas se tornaram mais raras, após o início do tratamento contra o câncer. Sua última apresentação foi o lançamento da nova geração do iPad, em março, e sua sucessão era um assunto que já preocupava a diretoria da empresa.
Jobs deixa o cargo de CEO aos 55 anos, que será assumido pelo vice-presidente operacional Tim Cook. Jobs não se desvinculará totalmente da Apple, onde assumirá o cargo de presidente do Conselho de Administração.