As notícias são contraditórias sobre qual o nome do próximo iPhone, mas são unânimes num ponto: será lançado em Setembro. A Apple mantém-se em silêncio sobre o assunto - até porque poderá beneficiar com a expectativa causada pelos crescentes rumores -, mas as informações vindas dos fabricantes asiáticos dos componentes do telemóvel são cada vez mais consistentes.
De acordo com dados recolhidos pelo The Guardian, o próximo iPhone terá um aspecto muito similar ao atual iPhone 4, que foi lançado no verão do ano passado e poderá dispensar alguns dos botões atuais usados para controlar o volume e que estão situados num dos lados do aparelho. Daí que as informações sejam contraditórias sobre a nova designação: iPhone 5 ou apenas iPhone 4G ou 4S, por, na prática, se tratar de um melhoramento do atual.
A Bloomber avança que o novo 'smartphone' da Apple terá um processador A5, o mesmo do iPad 2, lançado em Março, e uma câmara fotográfica de 8 megapíxeis, igual à que já tem o maior rival do iPhone, o Samsung Galaxy S2, e uma tela mais larga e com maior resolução. Também terá o novo sistema operativo - iOS 5 - que incluirá o serviço iCloud, capacidade de sincronizar informação entre aparelhos e ativar e atualizar o 'software' do celular sem necessidade de ligar fisicamente o 'smartphone' a um computador.
Richard Windsor, analista de marketing da tecnologia global na Nomura Securities, diz esperar que o próximo iPhone tenha o mesmo preço que o actual nos EUA (600 dólares). E considera que uma grande revolução no mercado aconteceria se a Apple desenvolvesse um 'smartphone' de gama média (300 dólares), onde os celulares com Android têm ganho terreno significativo, o que permitirá ao sistema operativo da Google tomar à Nokia a liderança do mercado dos celulares inteligentes já neste inverno.