Nós finalmente tivemos a chance de testar Ratchet & Clank: All 4 One, o novo jogo da Insomniac Games, em uma demo que começa com a dupla de heróis Ratchet e Clank falando com uma garotinha um tanto acima do peso, aquele tipo de gordinha corada e adorável que você só encontra em filmes da Pixar.
Nossos heróis, junto com o muito menos heróico Qwark e o vilão Dr. Nefarious, estavam conversando com essa menina, explicando porque eles não poderiam salvar o planeta dela. Eles só queriam sair daquele lugar e ir para casa. Deixe que as autoridades de verdade lidem com isso, Ratchet diz, pois “estamos cansados demais” para arrumar qualquer que seja a confusão que afetou esse mundinho.
Já são dez jogos na série Ratchet & Clank, então quem pode culpá-los? Mas essa é a cena em que os heróis animados encontram a força de vontade para ficar de pé, preparar o arsenal e partir em uma nova aventura.
Talvez o ânimo dos heróis tenha se restabelecido assim, tão rápido, porque All 4 One pode ser a versão mais fresca e inventiva que temos em todos os jogos da série Ratcht & Clank. O jogo tem ênfase no modo cooperativo (com um pouco de competição saudável) para até quatro jogadores, e está cheio de grandes ideias, mecânicas inteligentes de cooperação e muito charme. E pode ser jogado sozinho ou com até três amigos, online e offline.
Depois que os desenvolvedores da Insomniac Games terminaram de mostrar algumas animações introdutórias de Ratchet & Clank: All 4 One, que eles orgulhosamente chamaram de “um filme em computação gráfica que você pode jogar,” nós pudemos finalmente testar o multiplayer.
Tudo começa com uma nova fase apelidada Octonok Reef. Nossos heróis – Ratchet, Clank, Nefarious e Qwark – dirigiam tranquilamente correnteza abaixo um grande bote laranja equipado com quatro turbinas.
Em Ratchet & Clank: All 4 One, cada jogador está equipado com uma ferramenta chamada Vac-U 4000. Normalmente, ela é usada para sugar as criaturas, parafusos e outros personagens. Nessa fase, ela foi usada para girar as pás de cada turbina, exigindo quatro jogadores trabalhando em conjunto para orientar a jangada, evitar as minas e orientar-se em direção de caixas recheadas com itens.
A Insomniac chamou o bote de “um veículo extremamente democrático.” Ele me lembrou do jogo de arcade Toob, em que cada jogador controlava uma extremidade de um barco para progredir. E a fase do bote pareceu ser, como grande parte de All 4 One, insanamente divertida.
Vimos também uma batalha com um dos muitos minichefes do jogo. Ele era chamado de Besta Shard, um monstro de muitas presas que, como a maioria das coisas em All 4 One, requer a cooperação cuidadosa dos quatro jogadores para ser derrubado de forma eficiente. A Insomniac tornou a cooperação importante nesse chefe usando a arma de fissão Dark Star, um canhão de energia que funciona melhor quando todo mundo está usando-o ao mesmo tempo.
E quando todos estão fazendo sua parte para ajudar a equipe a despachar o monstrengo, o jogo premia os jogadores com multiplicadores de pontos. O que é algo a levar em consideração quando se está lutando pelos os parafusos que caem dos inimigos e de caixas. Chegue ao fim da fase com mais parafusos do que seus companheiros de equipe e você será capaz de comprar armas melhores.
Falando em armas, elas são, obviamente, uma parte importante dos jogos Ratchet & Clank. E em All 4 One não é diferente. Você terá acesso à abundância de armamentos, incluindo um incinerador simples de um único tiro, um lançador de mísseis, uma metralhadora de tiros elétricos e um chicote energético. Eu vi Nefarious usar um dispositivo de camuflagem para se esconder dos inimigos em determinado ponto. E Qwark usou um escudo defletor Quantum para se proteger enquanto eu estava jogando.
Você será capaz de passar por todas essas armas e acessórios com a roda-menu de armas, acessada com o botão analógico direito. Cada jogador tem sua própria roda, para facilitar a seleção.
Cada personagem tem habilidades próprias e uma arma única também. Ratchet pode usar a habilidade Doppelganger para implantar versões falsas de si mesmo e chamar a atenção do fogo inimigo, que é abundante. Clank pode implantar uma bomba-relógio para eliminar diversos inimigos. Só não tivemos a chance de ver quais são as habilidades únicas de Nefarious e Qwark ainda.
Depois de guiar-nos através de todas essas características e de mostrar mais uma fase na balsa, a Insomniac nos levou para outro local, a Mata Terawatt. Aqui encontramos os Guardiões do jogo, robôs enormes do tamanho de prédios que também podem ser roubados e controlados por Ratchet, Clank, Qwark e Nefarious. Essa seção foi sobre trilhos, com cada jogador sentado na sua própria torre, enquanto o Guardião penetrava pela floresta. O passeio me pareceu com um parque de diversões, daqueles enormes e sacolejantes, que nos enchem de frio na barriga.
Na parte de trás do enorme Guardião, os nossos heróis miravam contra outros ameaçadores Guardiões, atirando em pontos fracos em suas mãos e perto de seus corações. Foi um passeio bonito, mas breve, uma pequena montanha-russa de ação que culminou com um pouco mais da tradicional cooperação em plataformas.
Nós também testamos Ratchet & Clank: All 4 One em 3D estereoscópico, que parecia bom o bastante para um jogo em 3D, mas só tornou a experiência visualmente mais confusa para mim. Há um monte de personagens, parafusos, tiros, armas e plataformas de todos os lados. O 3D foi mais uma interferência visual do que um deleite. Mas se você for dono de uma TV 3D, esse é mais um entre os poucos jogos que irá aproveitar seu investimento.
Além disso, nós testamos uma fase de jogo que não tínhamos visto antes, chamada Seaside. Caminhamos por tábuas estreitas e caímos em direção à morte muitas vezes, facilmente perdendo a noção de onde estávamos. É fácil começar a prestar atenção no que seus colegas estão fazendo e perder-se no espetáculo visual de All 4 One, que é embalado por uma paisagem bela e colorida.
Nós pedalamos nas costas de grandes tartarugas exóticas, esquivamos de tentáculos irritados e lutamos contra peixes elétricos. Falhamos muitas vezes, especialmente durante as batalhas, quando meus colegas foram eletrocutados por um tamboril cartunesco enquanto tentavam me ressuscitar.
No entanto, morrer frequentemente realmente não é um problema, já que o jogo não pune muito severamente os derrotados, oferecendo retorno rápido ao jogo e diversos checkpoints. Tudo isso para que você possa continuar a atirar loucamente, saltar de plataforma para plataforma arremessar seus amigos com o Vac- U sem enrolação. É uma aventura multiplayer deliciosamente caótica, mas que não deixa a estratégia e os quebra-cabeças de lado.
Ratchet & Clank: All 4 One tem previsão de ser lançado, exclusivamente para o PlayStation 3, ainda este ano.