Usuários que instalaram o primeiro Service Pack disponibilizado pela Microsoft para o Windows 7 estão reclamando de erros causados pelo conjunto de atualizações. Lançado no final de fevereiro, o pacote impede alguns computadores de iniciarem o sistema, exibindo um erro fatal C00000034.
O site The Register conta que vários de seus leitores relataram o problema, que ocorre especificamente quando o update é feito através do WSUS (Windows Server Update Services), uma ferramenta utilizada por administradores de rede para aplicar patches de correção.
Nos fóruns oficiais de suporte da Microsoft, usuários reclamam que a atualização está “bugada”. Há relatos que também dão conta de que, após a instalação do Service Pack, nem o firewall nem o Wi-Fi funcionam. Algumas pessoas até conseguiram atualizar o sistema, mas perderam a conexão com a Internet, recuperada com a remoção do SP1.
A Microsoft ainda não comentou as causas do problema. No blog de suporte da companhia, um de seus representantes, identificado como Joscon, recomendou algumas medidas para contornar o problema, como utilizar a ferramenta de recuperação do Windows (WinRE) no momento do boot ou modificar algumas chaves no registro.
“Estamos trabalhando duro tentando descobrir o que está acontecendo”, declarou. “Ainda não tenho uma resposta, mas assim que eu souber de algo, avisarei a vocês. Por favor, mantenham-me informado sobre qualquer falha e sintoma que aparecerem nas máquinas”, pediu Joscon nos próprios comentários do post.
Conforme o The Register, enquanto a Microsoft ainda não descobre a causa do problema, os usuários sugerem que o WSUS seja desativado para evitar erros.