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Como a indústria de games está ajudando o Japão a se recuperar da tragédia



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Não é novidade que o terremoto seguido de tsunami, mais os diversos tremores menores que atingiram o Japão durante o fim de semana, ainda estão afetando profundamente o país. Mas em meio a tanta tragédia, a indústria de games começou a se mexer para ajudar.

No domingo (13), a Sony (toda a empresa, não só a divisão de jogos) anunciou a doação de 300 milhões de ienes (aproximadamente R$6 milhões) e 30 mil rádios para aliviar os efeitos do desastre natural. Ja nesta segunda-feira (13), a Nintendo também revelou que mandará o mesmo valor às vítimas.

A Bandai Namco fará uma doação de 100 milhões de ienes, a Sega, de 200 milhões, e a Koei Tecmo, de outros 100. Além da contribuição “oficial”, algumas dessas empresas, como a Bandai e a Koei, contam com as contribuições voluntárias de seus funcionários.

As produtoras menores também encontraram maneiras de ajudar. A 5pb, famosa por seus jogos de nave, reduziu o preço de um dos seus jogos de iPhone de 2.200 para 350 ienes e doará todo o dinheiro arrecadado à Cruz Vermelha.

E mesmo sem ter nenhum milhão sobrando, o artista Tatsuro Iwamoto, responsável pelo design de personagens da série Ace Attorney, também deixou sua mensagem de encorajamento: “Vamos dar o máximo e não perder para o terremoto”.


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Por outro lado, outras empresas decidiram adiar alguns dos seus lançamentos, devido a temáticas impróprias para o momento. É o caso de Zettai Zetsumei Toushi 4, conhecido no Ocidente como Disaster Report, que mostra a história de vários sobreviventes de um desastre natural.

Outras “vítimas” foram Motorstorm 3: Apocalypse, que traz corridas em meio a cidades destruídas e Yakuza Of The End, que tem a mesma temática. Nenhum deles tem mais data certa para chegar às lojas do país.

Por lá, o clima ainda é de tensão. Mas se existe um povo que consegue se reerguer em meio a esse tipo de desastre, é o japonês.

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