A Apple é uma das influências de Elder Scrolls V: Skyrim, próximo RPG da Bethesda. Mas isso não significa que você vá precisar de uma conta na App Store argentina para esquartejar orcs e lançar umas magias estranhas. A inspiração vem do iTunes, o “PipBoy da Apple” que faz donos de iPod perderem músicas (ou a fé na humanidade) em algum momento da vida.
Apesar do caráter ditatorial e pouco flexível desse programinha da Apple, a maneira como ele lida com toneladas de informação está ensinando a Bethesda a rever seu arcaico sistema de menus. Aqueles menus catastróficos que complicam nossa vida desde Oblivion e Fallout 3.
“Sabe quando você abre o iTunes, dá uma olhada na sua coleção de música, navega pelas capas dos álbuns e tudo fica mais acessível?”, diz o diretor Todd Howards em entrevista à Game Informer. “Uma das nossas questões foi: ‘e se Apple fizesse um jogo de fantasia? Como ele seria?’. Eles são muito bons em dar acesso rápido a uma grande quantidade de informação, o que sempre foi um problema em nossos jogos”, reconhece Howards.
E o resultado parcial é algo parecido com esta imagem da Game Informer.
Trata-se do menu “astral”, que mostra os níveis de evolução em cada habilidade. E, é claro, ele tem as diferentes constelações, que mudam de acordo com as especializações do personagem – e aumentam sua bagagem cultural na hora de entrar no papo de astrologia com as seguidoras de Susan Miller.
Segundo a Game Informer, o acesso aos menus em Skyrim será simplificado. Ao teclar B (ou “bolinha” ou TAB), você é levado a um menu em formato de bússola. A partir dele surgem quatro opções: direita (para o inventário), esquerda (magias), para baixo (mapa) e para cima (a tal constelação de habilidades). No inventário, por exemplo, cada item vai aparecer em visão tridimensional. Você também poderá salvar itens em uma lista de favoritos, sem limite de unidades.
A promessa é de uma interface mais fluida e prática, desejo antigo dos jogadores de Oblivion. Parece tudo muito bonito, mas eu espero que exista um pouco mais de critérios e noções de hierarquia na hora de exibir tantos objetos. Até mesmo Fallout 3, que tinha o versátil PipBoy, sofria com a falta de hierarquia e os caminhos tortuosos. Ou você acha intuitivo navegar por uma lista de armas em ordem alfabética? “Aquele arma laser estranha vem antes ou depois daqueles 15 ‘hunting rifle’ que andei colecionando?”
Vamos torcer para que a reforma dê certo. A Bethesda, aliás, diz que não é uma reforma. Ela garantiu que abandonou seus sistemas anteriores e fez essa nova versão a partir da estaca zero – e sem a necessidade de ficar sincronizando com iPods e iPhones.