Em outros tempos, a violência demonstrada nos videojogos, era feita através de pixeis mas, com a evolução das consolas, os pixeis que representavam sangue foram substituidos por representações explicitas de tripas a voar e decapitações que nos dão uma boa ideia do que seria, se acontecesse na realidade. Por essas razões, jogos como o GTA 4 foram brutalmente condenados e banidos em determinados países.
Shigenobu Matsuyama, produtor do Metal Gear Solid: Rising, afirmou numa recente entrevista, que tem medo da reacção do público. O produtor do Metal Gear Solid: Rising confessa que à medida que o desenvolvimento começou, se apercebeu que o risco de criar um tírulo assim era grande e, apesar de ser divertido jogar Metal Gear Solid: Rising, a reacção ao GTA 4 esteve sempre no seu pensamento.
Este "medo" existe porque Metal Gear Solid: Rising oferece uma total liberdade através da espada de Raiden. No vídeo revelado na E3 2010, era possível ver Raiden a cortar seres humanos com uma liberdade e precisão fantásticas, levando a série Metal Gear Solid a um novo patamar de violência.