Cada vez mais, as pessoas utilizam dispositivos móveis para acessar a Internet, chegando a deixar sistemas operacionais típicos de desktops para trás.
O grande emergente desse fenômeno é o iOS, sistema móvel da Apple. Segundo as últimas estatísticas da Net Applications, a plataforma começa a superar o Linux em uso na web.
Isso significa que as pessoas estão navegando na Internet mais em dispositivos móveis da Apple do que em computadores de mesa rodando Linux. Em junho, o iOS abocanhava 0,88% dos internautas, enquanto o Linux ficava com 1,07%. Em julho e agosto, a situação se inverteu e, agora, o sistema da maçã contabiliza 1,1% contra 0,85% do pinguim. Já o Android ainda não aparece tão representativo, ficando na lanterninha com apenas 0,2%.O grande emergente desse fenômeno é o iOS, sistema móvel da Apple. Segundo as últimas estatísticas da Net Applications, a plataforma começa a superar o Linux em uso na web.
No entanto, é importante lembrar que os aparelhos portáteis ainda estão muito longe de canibalizar os desktops, uma vez que o Windows lidera o ranking da plataforma mais usada para acesso web com 91,3%, seguido pelo Mac OS com 5%.
De qualquer forma, ver um sistema operacional móvel superar um desktop é um fato que reflete o forte crescimento do segmento dos portáteis, como observa o vice-presidente da Net Applications, Vince Vizzaccaro. “É algo digno de nota quando um sistema móvel supera algo que já existia há tempos”, analisa o executivo.