Se alguém ainda tinha alguma dúvida do sucesso “Halo”, agora é para ter certeza absoluta do apelo comercial que a franquia tem. A versão “Reach”, lançada exclusivamente para Xbox 360 no último dia 14 de setembro, passou das 3 milhões de unidades vendidas em apenas 24 horas, façanha que gerou uma receita de US$ 200 milhões extras aos cofres da Microsoft.
Competição acirrada
Com esses resultados parciais das primeiras 24 horas, não é difícil especular que o título alcance vendas astronômicas e que passe facilmente das 10 milhões de cópias até o fim do ano. O concorrente máximo, nesse caso, que talvez possa impor alguma competição em termos de venda, é outro FPS: o multiplataforma “Call of Duty: Black Ops”.
Como noticiado há uma semana, a Microsoft disse com todas as letras que “Halo: Reach” vai bater o game da Treyarch em vendas totais. Motivos para crer nisso não faltam, ainda mais depois o gigantesco sucesso inicial do jogo. Será que isso realmente acontecer? É esperar 9 de novembro, dia de lançamento de “CoD: Black Ops”, para conferir o desempenho do game.
Entre previsões positivas e autoconfiança das produtoras, só uma questão é mesmo certa: o mercado de jogos eletrônicos está dominado pelos jogos de tiro em primeira pessoa. Para o bem ou para o mal.