Quando você pensa em adquirir uma placa de vídeo mais potente, normalmente seu objetivo é poder rodar games mais elaborados. Mas os hackers compram placas de vídeo de última geração com outro interesse. Eles estão usando o alto poder de processamento dessas placas para quebrar senhas, dizem os pesquisadores.
Como é possível? A própria Nvidia, sem querer, colocou a faca e o queijo nas mãos deles. A empresa disponibilizou há algum tempo um kit de desenvolvimento de software que permite desenvolver aplicações para rodar em suas placas gráficas, utilizando a linguagem de programação “C”. Obvio que o intuito era positivo, mas os hackers acabaram achando uma nova utilidade para o kit: Criar sistemas para quebrar senhas, dentre outras coisas.
Uma placa de vídeo moderna pode processar cerca de dois teraflops de informação, o que corresponde a dois trilhões de cálculos por segundo – envolvendo valores decimais. Há dez anos, um computador doméstico não era capaz de fazer isso. O problema é que essa capacidade de processamento torna uma senha de 7 dígitos ultrapassada para um sistema de quebra de senhas.
Onde já se imaginou isso, hein? Inocentes placas de vídeo como ferramentas hacker… Estamos chegando numa situação em que o ditado prevalece: “Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come“.