Siga a cinegames

FeedBurner

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Preview do Intel Sandy Bridge quad-core aparece na web



Os chineses do Coolaler.com disponibilizaram em primeiríssima mão os primeiros testes (espécie de mini-preview) da próxima geração de processadores da Intel, codinome Sandy Bridge.
Compatível com o socket LGA 1155, o modelo testado foi um quad-core trabalhando a 2.5Ghz, que a julgar pelas imagens, tem velocidade base (BClk) de 100Mhz, enquanto que os Nehalem/Westmere têm BClk de 133Mhz. Desta forma, o processador utiliza multiplicador em 25 (25 x 100Mhz) para alcançar assim a sua velocidade padrão.

O Sandy Bridge conta ainda com suporte às tecnologias SSE 4.2 e AES (assim como no Westmere), tendo contudo, como grande destaque, a inclusão do AVX (Advanced Vector Extensions), conjunto de instruções que vai além do SSE 4.2, expandindo assim a eficiência da CPU e aumentando o desempenho por Mhz.


Em termos de estrutura cache, a nova geração possui os mesmos níveis de L1 e L2, respectivamente em 32 KB L1I, 32 KB L1D e 256 KB /core L2), mas com L3 ligeiramente inferior em relação ao Lynnfield, 6MB contra 8MB. Graças a tecnologia HyperThreading, o Sandy Bridge fica com um total de 8 núcleos, sendo 4 físicos e 4 lógicos.

No teste com máquina com 4GB de memória DDR3 e Radeon HD 5800, o processador necessitou de 16,349s no Super Pi 1M e 371 pontos no CPU Mark. Já no teste de multi-thread Cinebench R11.5, o Sandy Bridge de 2.5Ghz teve um desempenho pouco inferior ao Core i7 860. No Everest CPU Queen, ele foi tão veloz quanto um Core i5 750 e no Photoworxx, o processador superou o todo poderoso Core i7 965 XE.

Em um conjunto separado de testes executados no mesmo hardware mas no Windows XP, o processador foi 8 vezes mais rápido que qualquer outro concorrente no teste AES (graças ao suporte às extensões nativas AES), e desafiou o Core i7 965 XE em largura de banda de memória, apesar de ter um barramento mais tímido do tipo dual-channel.

Pelo visto, a futura geração de processadores da Intel para o mercado intermediário deverá ser uma grata surpresa para o mercado. Resta agora aguardar pela data de lançamento e o seu preço.

fonte:adrenaline

Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Google+

0 comentários:

Postar um comentário