O criador de Mega Man e produtor de Dead Rising 2, Keiji Inafune (foto), falou sobre os tempos difíceis que a indústria japonesa atravessa. Em entrevista com o site Videogamer, ele reconhece que o panorama da indústria japonesa não é dos melhores.
"Cada ano que venho à E3, a única coisa que reparo é que parece que a quota de produtores japoneses é cada vez mais pequena. Se olharmos para os títulos mais importantes, são quase todos do Ocidente. Basta olhar para os cartazes e os anúncios mais importantes, todos eles são jogos do Ocidente."
O criador japonês olha para a indústria com algum temor dizendo que, "Tenho medo de que se continuarmos a seguir este caminho a indústria japonesa desapareça completamente. O ano passado quando visitei o Tokyo Game Show (foto) e olhei para os jogos apresentados pensei que a nossa indústria estava acabada."
Por isso Keiji acredita em algumas possíveis soluções para enfrentar a tempestade em que ele acredita que estão imersos. "Não podemos confiar unicamente na nossa própria habilidade como produtores para guiar-mo-nos através deste tempo difícil. Vai ter que vir pessoas de fora, através de colaborações, para solucioná-lo."
"Nós em Dead Rising 2, temos contado com uma colaboração externa realmente profunda que nos faz crescer como empresa e ser capaz de entender como o mercado está a mudar no Ocidente."
Fonte: Eurogamer