A Tokyo Game Show inicou ontem no Japão, dia 24 da manhã no local, 23 noturno aqui no Brasil. Logo nas primeiras horas de evento aberto ao público participante, a japonesa Sony não realizou apenas uma conferência, mas duas. Cada uma durou cerca de uma hora. A primeira foi comandada pelo presidente global da Sony Computer Entertaiment, Kaz (Kazuo) Hirai. Já a segunda, por Shawn Layden, da Sony Japan.
No primeiro show, a empresa mostrou dados mais gerais de execução mercadológica dos seus videogames no mundo através de números, estatísticas, vendagens, registros em redes on-line e alguns detalhes operacionais do inédito controle sensível a movimento. Além disso, foi apresentado um novo vídeo de desenvolvimento e imagens de "The Last Guardian", jogo exclusivo do Playstation 3.
Veja, a seguir, os destaques da primeira conferência da companhia. A outra conferência será dissecada em uma segunda notícia.
** PRIMEIRA CONFERÊNCIA **
A primeira conferência da Sony começou às 10:30h da manhã local, 22:30h no horário de Brasília. Kaz Hirai inicou com agradecimentos ao público pelo suporte ao longo dos anos, desde o nascimento do primeiro Playstation, em 1994.
Em seguida, afirmou que os jogos são o foco de todas as plataformas que a empresa comercializa. O diretor completou que, daqui para frente, a empresa irá concentrar esforços e mais recursos para garantir aos usuários títulos de qualidade.
Playstation 3
Concentrando agora no PS3, Kaz anunciou que a edição slim do console, que é 33% menor e 36% mais leve, vendeu um milhão de unidades em menos de três semanas após seu lançamento mundial, a US$ 299. Os executivos acreditam que esse sucesso aconteceu justamente pela recente redução de preço, que antes valia US$ 399. O console vendeu, até o momento, 24 milhões de unidades ao redor do globo.
Para o irmão portátil do PS3, a Sony divulgou que o aparelho alcançou 52.9 milhões de unidades em vendas mundiais. Para a empresa, esse um número bastante considerável pelo fato de ter sido sua primeira investida no mercado dos consoles de bolso.
Em seguida, mostrou breves vídeos sobre o que o PSP ainda reserva em matéria de jogos: "Gran Turismo", "Minna no Sukkiri", "Minna no Tennis Portable", "Yuusha no Kuse ni Nama Iki da 3D", "Kingdom Hearts: Birth By Sleep", "Last Ranker", "Dynasty Warriors 6 Special", "Gundam VS Gundam Next Plus", "Phantasy Star Portable 2", "Metal Gear Solid: Peace Walker", "LocoRoco Midnight Carnival", "EchoShift" e "LittleBigPlanet Portable".
Além disso, a companhia afirmou que até o lançamento do PSP Go, que acontece em 01 de outubro, mais de 700 títulos estarão disponiveis para download na América do Norte e 400 mais na terra do sol nascente. O preço de lançamento continua o mesmo: US$ 250. E não há planos de corte, embora muitos jogadores já tenham reclamado que o valor pareça um tanto abusivo, seguindo os passos iniciais do PS3.
Playstation 2
Sim, o Playstation 2 ainda não morreu ou sequer esquecido. Pelo menos para a Sony, o console ainda é motivo de orgulho. A empresa fez questão de anunciar que seu videogame de maior sucesso atingiu a marca de 138.8 milhões de unidades vendidas. Só a América do Norte, por exemplo, colaborou com 56.8 milhões dessa quantia. Enquanto a Europa ajudou com 51.9 milhões.
Playstation Network
A rede online do PS3 e do PSP também teve suas estatísticas reveladas. Até o presente momento, 29 milhões de contas foram registradas na PSN. 600 milhões de download foram feitos e todas as vendas executadas através do serviço geraram uma renda líquida no valor de US$ 250 milhões.
Playstation Home
A comunidade virtual de distração do PS3 também irá ganhar novidades. Recentemente, o recurso já recebeu expansões de áreas e serviços interativos, além de um "lounge" para encontro entre os jogadores e seus avatares móveis. Os japoneses receberão, em breve, novos locais temáticos.
Vídeo surpresa
Já no finalzinho da primeira conferência e sem mais muitos atrativos sobre números estatísiticos de vendas e consumidores, foi mostrado um inédito vídeo do jogo "The Last Guardian". Obra do Team Ico que sucede as aventuras dos aclamados "Ico"e "Shadow of the Colossus", o game preza pela interatividade aguçada entre homem e animal.
Especula-se que os objetivos propostos pelo game sejam do tipo de experimentar o quão bem sintonizados estejam as ações do jogador com o comportamento do animal que aparece no trailer, que aparenta ser uma mistura de diversas espécies de animais. Acompanhe o trailer abaixo, que também mostra o backstage da produção. O game ainda não tem data de lançamento prevista.