De acordo com informações de uma pesquisa realizada pela empresa GFK Retail and Techonoly, os lançamentos de eletrônicos estão em baixa. Os dados mostram que a contribuição dos lançamentos para o faturamento do setor de eletrônicos no Brasil foi menor no último semestre, quando comparado ao mesmo período do ano passado.
Segundo a pesquisa, que analisou um grupo de 48 produtos eletrônicos, as novidades significaram 18% do faturamento do setor nos seis primeiros meses do ano, enquanto que no mesmo período de 2008, a contribuição das novidades para a quantia total de arrecadações totalizou 25%.
O estudo conclui que o ritmo de lançamentos no período pode ter influenciado o cenário, já que também ocorreu uma queda de 23% no número de novidades ns prateleiras em 2009. Em informática, houve um desempenho acima do setor, sendo que os lançamentos representaram a 37% das vendas. Para as categorias foto e telecom, as novidades geraram 15% da receita. Em telecom, a maior parte das vendas ficou concentrada em aparelhos que foram lançados entre 13 e 18 meses atrás. Já o segmento de portáteis vendeu mais modelos lançados há mais de 19 meses.