Siga a cinegames

FeedBurner

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Mercado de GPUs cresce novamente em 2009



A consultoria de tecnologia norte-americana Jon Peddie Research divulgou um relatório sobre o mercado de placas de vídeo no segundo trimestre de 2009. De acordo com a pesquisa, este período está sendo positivo para o mercado, que passa por uma recuperação após vários trimestres de atividade ruim.Um total de 98.30 milhões de placas de vídeo saíram das fábricas no último trimestre, representando um aumento de 31.29% sobre os 74.87 milhões de unidades do trimestre anterior.

O segundo trimestre de 2008 é tido como uma referência para o mercado, com 94.42 milhões de unidades enviadas, mas a Jon Peddie Research afirma que, mesmo com os bons resultados obtidos no atual trimestre, ainda será preciso esperar até 2010 para que as vendas alcancem os níveis de 2008.

A pesquisa destaca que, após o período de decadência do mercado no segundo semestre de 2008 – em virtude da crise econômica mundial, que estimulou os comerciantes a cancelarem pedidos de placas de vídeo – as esperanças da recuperação do mercado estavam no primeiro trimestre de 2009. No entanto, a melhoria nesse período foi aquém do esperado, ao contrário do segundo trimestre, que aponta para um crescimento ainda maior no restante do ano.

“As pessoas ainda precisam comprar coisas. Computadores velhos irão falhar, novos empregados serão contratados e irão precisar de máquinas, e, é claro, atualizações de softwares como o Windows 7 estarão chegando”, diz a pesquisa, sobre os fatores que deverão impulsionar a recuperação do mercado, e destaca que a indústria de placas de vídeo deverá sofrer um impulso adiconal “por servir não somente a computadores domésticos, mas a sistemas aeroespaciais, automotivos, industriais, médicos e comerciais”.

Na tabela abaixo, você confere uma comparação entre as três principais fabricantes de placas de vídeo (Nvidia, AMD e Intel) neste período. A Intel lidera o ranking de vendas, com 51.2% de fatia de mercado, seguido por 29.2% da Nvidia e 18.2% da AMD.


Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Google+

0 comentários:

Postar um comentário