Siga a cinegames

FeedBurner

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Parceiras da ATi poderão fabricar a Radeon 4890 X2



Boas novas para os entusiastas e hardgamers de plantão: a ATi permitiu a fabricação da Radeon HD 4890 X2 por parte de suas parceiras.

A a liberação para as parceiras veio por meio de uma declaração Sasa Marinkovic, Gerente de Produtos para Consumidores da ATi, onde deixou na entrelinhas tal possibilidade.

Para quem não sabe, havia surgido a informação de que a ATi não iria produzir de forma oficial, o chamado modelo de referência da placa, uma vez que a mesma contaria com algumas limitações de ordem técnica (leia-se consumo de energia).

Enquanto que uma Radeon HD 4890 consome aproximadamente 190W de energia (que é suprida pelos 75W do slot PCIe e pelos 2 conectores de alimentação extra de 6 pinos – 150W), uma solução dual chip, precisaria algo em torno de 380W, o que exigiria um sério trabalho de reengenharia. Ou seja, o PCIe mais os 2 conectores de 6 pinos só poderia suprir 225W. Mesmo trocando-se um dos conectores de 6 pinos por um de 8, o máximo que o sistema seria capaz de fornecer é 300W.

Assim, a saída seria o de “apelar” para 2 conectores de 8 pinos, que dariam uma vazão de 375W, ainda assim, ligeiramente abaixo dos 380W do “brólido”, ou algo mais mais “bizarro”. Há rumores de que algumas fabricantes estão inclusive pensando de disponibilizar versões turbinadas da 4890 X2, o que exigiria mais energia e uma configuração ainda mais bizarra e restrito a poucos: 1 conector de 6 pinos e 2 conectores de 8 pinos!

Trocadilhos a parte, ao que parece, o mercado de PSUs de altíssimo desempenho (+700W) deverá ficar aquecido por um bom período.

Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Google+

0 comentários:

Postar um comentário