[CeBIT 2009] iPoint 3D permite maior interação entre usuário e displays
Lembra daquelas impressionantes cenas de filmes de ficção científica em que pessoas interagem diretamente com displays somente com a movimentação dos dedos, como que tocando em objetos virtuais? Pois é... Essa tecnologia parece estar finalmente chegando ao mundo real.
Pelo menos é o que promete a Fraunhofer Society, organização de pesquisa alemã que irá divulgar um equipamento chamado iPoint 3D na CeBIT. Este equipamento permite que o usuário interaja com as informações na tela utilizando somente os movimentos das mãos – mais ou menos como você pode ver na figura.
O aparelho, que é um pouco mais largo do que um teclado, funciona a partir da captura de movimentos feita por duas câmeras FireWire embutidas. Ele pode ser usado de duas maneiras: pendurado no teto ou ainda acoplado a uma mesa de centro.
Para que serve esse aparelho? De acordo com os criadores, o iPoint 3D poderá ser usado para diversos fins, desde games a negociações à longa distância. Mais uma nova tecnologia para acompanharmos nos próximos anos.