[CeBIT 2009] Aparelhos de GPS ajudam a economizar combustível
Os GPSs estão cada vez mais sofisticados. Na CeBIT 2009, feira de tecnologia que acontece na Alemanha até domingo, estão sendo expostos protótipos de GPSs que, além de indicar para qual lado a pessoa deverá seguir, indica qual o caminho com semáforo livre, direção defensiva e informações de trânsito. Tudo isso para facilitar a direção dos alemães.
Um dos projetos é o Travolution, capaz de calcular e avisar em quanto tempo o próximo sinal vai ficar vermelho ou verde, alertar sobre a distância mínima de segurança entre o seu veículo e o veículo da frente e alertar sobre a velocidade média permitida no local.
Outro modelo é o Travel Pilot, da empresa Blaupunkt. Esse é um GPS que também monitora velocidade e distância em relação a outros carros e alerta quando há situações de riscos. Mas também aponta quais são as curvas mais acentuadas e mostra uma visão panorânima dos automóveis que estão a sua frente.
Para evitar o roubo de carros, a fabricante Waterproof GPS exibe o equipamento que, em casos de roubos e posterior queda do automóvel em um rio, funcionará até de baixo d'água. Por meio do GPS também será possível paralisar o carro por mensagem SMS e sua bateria dura, em média, três anos.
Já para aqueles que se preocupam em economizar gasolina, a Garmin mostrou o software EcoNavigation, que calcula a rota que mais irá economizar combustível, podendo até fornecer relatório de consumo mensal. Basta colocar o preço e o quanto inseriu de combustível no carro para que o GPS faça o cálculo, antes mesmo da viagem começar.
A Falk Marco Polo Interactive focou o sistema do GPS em veículos grandes, como os caminhões. Com o equipamento é possível verificar se há existência de obstáculos intransponíveis, como pontes baixas e túneis estreitos. Além disso, ele também calcula o peso para restrição em estradas.
Alguns dos sistemas ainda estão em fase de teste, como o Travolution, que pode ser testado pelos visitantes na feira, que simulam dirigir um Audi e acompanham os serviços em uma tela de computador.
Os sistemas ainda não estão disponíveis no Brasil.