Redes WiMAX terão mais de 800 milhões de acessos em 2010
O WiMAX Forum anunciou que os Provedores de Serviços WiMAX já possuem redes que oferecem cobertura para 430 milhões de pessoas em todo o mundo e estão no caminho certo para dobrar a cobertura, atingindo 800 milhões de pessoas até o final de 2010. Além disso, o número total de implementações WiMAX em todo o mundo já se aproxima de 460, em mais de 135 países, para redes fixas, portáteis e móveis.
WiMAX Forum é uma organização sem fins lucrativos, liderada por membros do setor e formada para certificar e promover a compatibilidade e a interoperabilidade dos produtos banda larga sem-fio baseados no padrão IEEE 802.16/ETSI HiperMAN harmonizado. O objetivo do WiMAX Forum é acelerar a introdução destes sistemas no mercado.
“A cobertura WiMAX já está disponível e é o catalisador do mercado mundial para o acesso à internet de banda larga 4G em países que não querem esperar”, declarou Ron Resnick, presidente e chairman do WiMAX Forum. “Esses novos números de implementações revelam que o ecossistema de internet móvel WiMAX conseguiu um forte crescimento e continuará a satisfazer a demanda do mercado para serviços de banda larga com alta velocidade em 2009. Produtos certificados para a faixa de 3.5GHz darão às operadoras o acesso a equipamentos e dispositivos que eles necessitam para oferecer conexão de banda larga sem fio”.
Com mais de 430 milhões de pessoas já conectadas aos serviços WiMAX e com as novas licenças de espectro previstas para serem alocadas em países como Brasil e Índia, o WiMAX Forum espera ver a aceleração do crescimento da adoção mundial da tecnologia WiMAX em 2009, e o ecossistema pode esperar a continuação do crescimento da base de assinantes à medida em que consumidores e empresas reconhecem a disponibilidade da tecnologia WiMAX como uma alternativa de baixo custo e alta velocidade em relação às demais tecnologias de internet.
“Tanto em mercados emergentes, quanto nos maduros, empresas e governos estão implementando redes WiMAX 4G para ajudar a reduzir o abismo digital e oferecer acesso móvel e rápido de banda larga a seus cidadãos", declarou Sean Maloney, vice-presidente executivo da Intel.
O WiMAX Forum ainda anunciou que a Samsung e a ZTE Corporation receberam o selo de Certificação do WiMAX Forum, confirmando a aprovação dos produtos para a banda de espectro de 3.5GHz. A estação base de 3.5GHz da Samsung, a U-RAS Flexible, é uma nova adição aos produtos da Samsung Certificados pelo WiMAX Fórum para as bandas de 2.3GHz e 2.5GHz. A estação base já está sendo utilizada no primeiro serviço comercial WiMAX na Lituânia.
As estações base 9100+R9100 da ZTE também conquistaram a certificação. Isso amplia as freqüências do portfólio da ZTE, que já possui produtos certificados pelo WiMAX Forum para as bandas de 2.6GHz e 2.3GHz. Seis dos sete principais fabricantes mundiais de equipamentos estão desenvolvendo produtos WiMAX. O WiMAX Forum calcula que até 2011 haverá mais de 1000 produtos móveis certificados pelo WiMAX Forum disponíveis em todo o mundo.