Quad SLI de GTX 295 alcança AA 64xQ
A NVIDIA está apresentando na CES 2009 (Consumer Electronics Show), em Las Vegas, Nevada, sua nova placa de vídeo funcionando em um sistema Quad SLI: são duas GeForce GTX 295, cada uma contendo duas GPUs (Graphic Processing Unit) GT200b. Notou-se que esse sistema abriu um leque de novas opções Anti-Aliasing - filtro usado para suavizar texturas serrilhadas -, podendo chegar a 64xQ FSAA, muito mais do que os míseros 16xQ FSAA que utilizamos hoje.
É importante lembrar que a tecnologia SLI da NVIDIA sempre faz com que o usuário usando duas placas de vídeo do mesmo modelo pudesse acessar novos níveis de Anti-Aliasing, que normalmente não poderiam ser usados numa única placa. Porém, o sistema Quad SLI da novíssima GTX 295 estabeleceu um novo recorde: 64xQ!
Parece algo incrível, mas na verdade não é mais que uma consequência da combinação entre quatro processadores de vídeos num único computador. Como cada GPU GT200b consegue alcançar um Anti-Aliasing de 16xQ, basta somar os dois pares de processadores nas duas placas para que cheguem a marca de 64xQ.
Para quem não sabe, níveis de AA que possuem a letra “Q” no final, focam na qualidade de toda a imagem gerada na tela, sem ligar para o desempenho, sendo que o “Q” vem de “Quality“. Existem também outros 3 tipos de Anti-Aliasing conhecidos. Explicando de forma simples: Multi Sample Anti Aliasing (MSAA) é um método de filtragem que exige um alto processamento para exibir imagens em altíssima qualidade; Coverage Sampling Anti Aliasing (CSAA) é a técnica usada pela família GeForce 8000 e superiores da NVIDIA; e o Full-Scene Anti Aliasing (FSAA) é o método genérico que é modificado pelos outros dois modos (CSAA e MSAA), com exceção do nível “Quality” que, como citamos, prioriza a qualidade.
Com a nova GeForce GTX 295, a NVIDIA retoma o topo das placas de maior desempenho. Enquanto a ATI não apresentar uma solução para combater a mais nova placa da rival, o topo agora é da companhia verde