Lenda da NVIDIA perde posição para novato
Ao que parece, Jen-Hsun Huang – co-fundador, CEO e Presidente da NVIDIA – encontrou um “novo” melhor amigo esses dias, ao nomear como Cientista Chefe e Vice-Presidente de Desenvolvimento e Pesquisa, Bill Dally, até então Chefe do Departamento da Ciência da Computação da Universidade de Stanford.
Desta forma, Huang coloca um fim de anos de “reinado” de David Kirks, mais conhecido no meio como Dr. David. Kirks era amado pela mídia, além de ser homem-chave na elaboração da estratégia e de falar à imprensa sobre as tecnologias da NVIDIA.
O poder de persuasão de David era fantástico. Certa vez convenceu a imprensa de que pipelines e ROPs eram importantes e mais tarde, de que os shaders programáveis eram o caminho certo para a indústria 3D. Depois Dr. David convenceu a todos para esquecerem o que era conhecido e que os shaders na verdade seriam como cores/núcleos, capaz de processar qualquer tarefa.
David Kirks será agora um investigador (cientista na melhor concepção da palavra), que é na verdade uma posição de destaque para qualquer engenheiro. Contudo, ele nunca havia chegado ao cargo de vice presidente.
O novo queridinho de Jen-Hsun Huang, Bill Dally, conquistou o “coração” do chefão da NVIDIA com o trabalho pioneiro em stream processors na Universidade de Stanford, o qual influenciou enormemente o trabalho realizado pela gigante das GPUs.
O porta-voz da NVIDIA informou que Dally terá como missão prioritária, trabalhar na mudança de cultura e educação dentro da própria companhia, do que propriamente no trabalho com design do chip.