Campus Party Brasil 2009 acelera inclusão digital
A área de Inclusão Digital ganha novo foco na Campus Party Brasil 2009, com debates sobre seu status no Brasil e iniciativas inéditas como o Batismo Digital, que pretende ensinar os primeiros passos na rede a um público estimado em 10 mil pessoas. “Temos que incluir também as escolas, para que elas sejam capazes de trabalhar o conhecimento que está distribuído na rede e usá-lo em benefício dos alunos”, destacou Sérgio Amadeu, diretor de Conteúdos do evento, em entrevista coletiva realizada nesta segunda-feira, no Centro de Exposições Imigrantes, citando a presença no evento de 600 alunos de escolas estaduais por dia, em uma parceria com o SESC São Paulo.
“Desde o ano passado estamos recebendo das redes sociais sugestões de palestras, atividades, mesas de debates, que tentamos disponibilizar nas 11 áreas temáticas (CampusBlog, Desenvolvimento, Design, Fotografia, Games, Modding, Música, Simulação, Software Livre, Robótica e Vídeo) e nas ações especiais (BarCamp, CP Labs, Campus Media, Campus Móvel, Campus Verde, Cibercultura, Grid Computing, Laboratório de Mídias e Sarau Digital). A idéia é aprimorar ainda mais esse processo para envolver cada vez mais as comunidades da internet no processo de seleção. Sabemos que muita coisa legal acabou ficando de fora, mas temos certeza de que estamos no caminho certo”, conclui Amadeu.
Roberto Andrade, diretor de Comunicação da Campus Party para a América Latina, comentou sobre o perfil do público inscrito para esta edição, informando que as mulheres aumentaram sua participação de 25% para 32% com relação ao ano passado. “Isso é um reflexo da maior presença da mulher entre os internautas brasileiros no geral. Além do mais, na edição passada elas se sentiram muito bem recebidas aqui e não sofreram nenhum tipo de preconceito, como costuma acontecer em eventos de tecnologia. A Campus Party tem cumprido um de seus papéis, de ser um espaço que estimula o entrosamento entre os participantes, que se conhecem, fazem amizade, namoram etc.”, completou Marcelo Branco, diretor-geral do evento.
Neste ano, uma das patrocinadoras do evento, a Telefônica, dobrou sua conectividade (10 Gb de velocidade de conexão - a maior banda já disponibilizada que se tem notícia), o número de participantes (6 mil pessoas), aumentou sua área (de 25 m² para 38 mil m²) e ampliou as atividades em suas áreas de conteúdo, passando a contar com mais de 400 ações. “A Campus Party nos permite coletar informação e aplicar em novos produtos. A infra-estrutura está preparada e é dedicada para que o campuseiro tenha uma experiência diferenciada ao longo da semana”, salientou Ari Falarini, diretor de Planejamento e Engenharia da Telefônica.