Siga a cinegames

FeedBurner

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Google planeja construir seu próprio computador quântico



Qu_AIL_G_Banner_2.jpg

O time do Google Quantum Artificial Intelligence formou uma parceria com um grupo de pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Santa Barbara, como parte de um projeto para desenvolver e fabricar seu próprio processador quântico.

Os computadores atuais usam transistores baseados em computação binária, na qual um transistor pode somente estar em um de dois estados: ligado ou desligado, que é representado pelo 1 ou 0. Computadores quânticos, entretanto, usarão qubits (quantum bits) que podem estar em vários estados ao mesmo tempo. Por exemplo, eles podem ser 0 ou 1 ou os dois ao mesmo tempo.

Esta flexibilidade permitirá que eles realizem múltiplos cálculos em paralelo, o que os fará muito mais rápidos que os computadores atuais.



Esta não é a primeira vez que o Google trabalha com computação quântica. Se você recordar, o gigante de buscas fez uma parceria com a NASA para criar um laboratório com um suposto computador quântico de 512 qubit da D-Wave há um ano.

O time da Inteligência Artificial Quântica não está abandonando o projeto D-Wave. Ao invés disso, eles irão usar o aprendizado teórico ganho com o projeto anterior para implementar e testar novos designs de otimização quântica e processos de inferência.



A autenticidade do computador quântico da D-Wave vem sendo questionada ao longo dos anos pela comunidade científica. O debate ainda continua.

É claro, o Google e a NASA não são as únicas empresas interessadas em computação quântica. A IBM está trabalhando em uma solução própria, enquanto há rumores de que a NSA está construindo um computador quântico capaz de quebrar a maioria das formas de criptografia da atualidade.

Obs.: Este ano realizou-se o 1º Seminário Nacional de Computação Quântica e Computação Massivamente Paralela, na Escola de Guerra Naval, no Rio de Janeiro.

via TechSpot, Venture Beat, Tech Crunch e Reuters

Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Google+

0 comentários:

Postar um comentário