Edição, efeitos e formatos
Modo de edição
Ao abrir um novo projeto, automaticamente uma janela de linha do tempo aparece em sua área de trabalho. É nela que você irá montar o seu vídeo, arrastando os arquivos para dentro. O detalhe é que você pode dar um clique duplo em qualquer arquivo de vídeo ou áudio e editá-lo separadamente, selecionando o trecho que irá utilizar, aplicando efeitos separadamente ou reduzindo o volume do áudio, para então arrastá-lo para a linha do tempo do vídeo final. Caso deseje usar mais de um trecho de um mesmo arquivo, basta usar o comando copiar, criando arquivos iguais na área de trabalho, podendo realizar edições diferentes em cada um.
Na linha do tempo, você posiciona os arquivos na ordem em que desejar, semelhante ao que é feito em programas de edição profissional como o Adobe Premiere e o Final Cut, porém de forma mais simplificada. Assim como nesses programas mencionados, você também pode redefinir o início e o fim dos trechos utilizados, assim como dividir um vídeo em diferentes trechos com a ferramenta tesoura. Também é possível sobrepor arquivos, criando efeitos de fusão automaticamente nas transições de um para o outro.
Na linha do tempo os trechos selecionados formam o vídeo final A ferramenta tesoura permite cortar os trechos na linha do tempoControles de edição do software
Efeitos de vídeo
O LoiloScope não dispõe de muitos efeitos de vídeo, possuindo menos até do que o Windows Movie Maker, o que é um ponto fraco. No entanto, ele oferece os ajustes básicos de cor, brilho e contraste, além de efeitos de blur, deinterlace, edge e treshold, que proporcionam um visual diferente aos vídeos, caso seja de interesse do usuário (confira alguns desses efeitos na prática em nosso vídeo de teste mais à frente).
Alguns efeitos podem ser aplicados ao vídeo
Outras opções são a inclusão de caracteres no vídeo, podendo posicioná-los livremente onde desejar na tela de exibição, e a inclusão de texto com molduras personalizadas – algo que pode ser usado para a apresentação do título de um vídeo, por exemplo.
A aplicação de caracteres na tela é simples
No que diz respeito ao áudio, não há nenhum efeito disponível, a não ser fade in e fade out.
Performance e formatos
O SuperLoiloscope MARS permite exportar arquivos em diversos formatos compatíveis com aparelhos de MP4, iPod, PSP, AVCHD, Blu-ray, e também exporta em alta definição diretamente para o Youtube. A propósito, o suporte a vídeos em alta definição é outro ponto forte do software, que permite trabalhar e exportar arquivos em Full HD.
É possível exportar em diversos formatos
No entanto, para trabalhar com vídeos em alta resolução, é necessário o uso de Windows Vista e uma placa de vídeo GeForce série 8 em diante. Com essa configuração, é possível ainda utilizar a aceleração via CUDA, que torna mais rápida a performance do programa e a exportação de vídeos, além de poupar o uso da CPU, assim como faz o software de tratamento de vídeo VReveal, do qual também já falamos aqui.