Foram apresentadas algumas das novidades que a empresa promete entregar ao consumidor final lá no final do ano, mas sem data específica para este acontecimento. A novidade maior foi que nós, brasileiros salve-salve, teremos alguns aparelhos rodando este sistema operacional quando ele for lançado mundialmente. Sim. Windows Phone 7 lendo em Português do Brasil, mas sem comandos de voz reconhecidos em nosso idioma natal, ao menos por enquanto. O Brasil é o primeiro país da América Latina – que também tem o México como integrante – a receber aparelhos com este sistema operacional, mas além de nós, outros 35 países vão poder comprar e utilizar um smartphone com o WP7 sem ter de comprar no exterior.
Ao total são mais de 500 novas funcionalidades que virão com esta versão do Windows Phone, mas o foco da maioria delas está na comunicação, internet e aplicativos, que são pilares importantíssimos que definem o sucesso ou não de uma plataforma nos dias de hoje. Se você já comprou um aparelho lá fora com este sistema operacional fique tranquilo, pois a Microsoft garantiu que todos poderão fazer o upgrade para a nova versão, ou seja, não há limitação de hardware ainda.
O Marketplace, loja virtual para compra de aplicativos para o Windows Phone, também virá para o Brasil e sem a frescura da Apple de não vender jogos por aqui. A idéia vai será semelhante ao que é praticado com o Android Market, ou seja, a loja é mundial e o desenvolvedor que escolhe se vende ou não em certos países. “O Brasil é o país com economia mais crescente na América Latina e o futuro do Windows Phone está no Brasil”, comentou Kevin Turner, COO da Microsoft, durante o evento organizado pela Microsoft deixou o país com bastante orgulho.
Outra novidade para nós é que a empresa firmou parceria com o Instituto de Pesquisas Eldorado para a criação de um Centro de Excelência em Windows Phone, localizado na cidade de Campinas, SP. O objetivo desta parceria e do Centro é de capacitar desenvolvedores e incentivar a criação de apps com conteúdo nacional, o que pode ser um diferencial forte se compararmos com o Android e iOS.
A Microsoft não quis detalhar as empresas que vão trazer os primeiros aparelhos com Windows Phone “Mango” para o Brasil, mas se pensarmos que ele será lançado no final deste ano, que a Nokia vai apresentar seu primeiro aparelho com este sistema operacional também no final deste ano e que o Brasil vai receber os primeiros aparelhos na mesma época, dá pra chutar a Nokia como uma das participantes da primeira fila, não é?
Sobre as novidades desta nova versão do Windows Phone, podemos listar uma melhor integração com os sistemas de comunicação do celular, do windows live e redes sociais. Por exemplo, dentro de um contato você pode escolher se vai conversar com ele pelo MSN, enviar um SMS, falar pelo chato do Facebook ou enviar um e-mail, tudo na mesma tela. Outra novidade é a adição de grupos, que fazem a mesma coisa do que falamos anteriormente, só que em grupos.
Agora há possibilidade de ler várias caixas de e-mail, da mesma forma como acontece com o iOS. E os e-mails de uma conversa são agrupados para facilitar a leitura, assim como já acontece com o Gmail. A Microsoft introduziu o multitarefa no sistema operacional e também permite que um aplicativo envie informações para outro, como uma busca que você faz no Bing sobre certo filme e quando clica no título, abre o app do IMDB para ter mais informações, sem a necessidade de digitar tudo mais uma vez.
As novidades mais manjadas estão por conta do Internet Explorer 9 que agora tira poder de processamento do GPU do smartphone, da mesma maneira que faz com os computadores e o Bing que utiliza um serviço parecido com o Places do Google, ou seja, sugere lugares para você ir. Infelizmente não há possibilidade no momento do lançamento do sistema operacional no Brasil de utilizar este último serviço que disse, mas num futuro ele estará também.
Estamos subindo um vídeo que fizemos lá no evento, logo mais estará disponível aqui! Fiquem de olho!






Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Google+


