Hoje, as 14h no horário de Brasília, aconteceu o Apple Music Event (Evento Musical da Apple, em tradução livre). O que soa como um show de bandas da empresa, é nada mais que uma conferência sobre seus produtos da área de reprodução de música e multimídias (iPods e afins). Foram apresentadas novas gerações dos aparelhos iPod, além de alguns novos produtos e serviços.
O novo iPod nano trouxe diversas inovações. O "Click Wheel" foi eliminado, e agora os comando são feitos por uma tela touchscreen, compatível com o multi-touch. Ele é pouco maior que o Shuffle, e possui um sistema operacional muito semelhante aos demais aparelhos da empresa. Estará disponível em sete cores, custando 149 dólares, na versão 8 GB, e 179 dólares, a versão 16 GB.
O terceiro aparelho exibido é o iPod Touch, o modelo mais popular dos players de música da Apple. Segundo a empresa, o aparelho domina mais de metade do mercado mundial, e já tem mais de 1,5 bilhões de jogos e aplicativos baixados através da App Store. Com um corpo ainda mais fino (descrição que serve tanto para o ipod quanto para Jobs) que o anterior, o modelo se assemelha ao iPhone 4 no design, com uma câmera frontal para conversas por vídeo com o "Face Time" e uma câmera traseira, com capacidade de gravação em HD. O aparelho será comercializado em três versões, a 8 GB, que custará 230 dólares, a 32 GB, com custo de 300 dólares, e a 64 GB, por 400 dólares.
Todos os novos iPods estarão disponíveis a partir da semana que vem, no mercado americano. Durante o evento, Jobs também apresentou a versão 10 do iTunes, agora com um layout mais simples e elegante, com algumas mudanças na organização das músicas. A grande novidade nesta área é o serviço Ping, uma rede social para pessoas compartilharem seus gosto músicas e opiniões, além de fazer contato com os músicos. Tudo isto dentro do novo sistema do iTunes, que já estará disponível hoje.
Outro produto interessante foi a segunda geração do AppleTV. Partindo dos conceitos de que a revolução do High Definition já aconteceu, e de que os compradores do aparelho não querem outro computador, nem ter que organizar os vídeos que assistem, o novo aparelho funcionará através do aluguel dos conteúdos. Esta será a única forma de acesso a conteúdos que vão de filmes, shows de televisão e musicais, em HD (720p, não 1080p). Inicialmente, estarão disponíveis em seis países (EUA, Canadá, Inglaterra, França, Alemanha e Austrália). O aparelho terá suporte ao Netflix, YouTube, Podcasts, MobileMe e Flick, podendo fazer slideshows das fotos carregadas e de outros multimídias. Naturalmente, traz uma grande compatibilidade com todo os outros produtos da Apple. Jobs demonstrou a AppleTV exibindo o filme "UP", que estava em seu iPad, sem necessidade de configurações, levando apenas um segundo para conectar o cabo e iniciar a exibição no telão. O AppleTV estará a venda dentro de quatro semanas no mercado americano, e o custo: 99 dólares.
E após a apresentação destes produtos, heis que sobe então ao palco o "Cold Play". Na verdade, apenas o vocalista Chris Martin (disse que queria toda a banda ali, mas eles são muito preguiçosos), que faz uma rápida apresentação.
Um pouco de música para justificar o nome do evento.